top of page

É importante ter um Comportamento Ágil?

O termo "Comportamento Ágil" está relacionado com a aplicação dos princípios e práticas do desenvolvimento ágil em contextos que vão além do desenvolvimento de software.


O desenvolvimento ágil é uma abordagem de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos que se concentra na adaptação, colaboração e entrega frequente.

O Comportamento Ágil refere-se à adoção dos valores e princípios do Manifesto Ágil, que foi originalmente criado por um grupo de desenvolvedores de software em 2001, em uma variedade de áreas e setores, não apenas na indústria de TI.


Os quatro valores do Manifesto Ágil são:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente.

  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.

  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O Comportamento Ágil pode ser aplicado em diversos contextos, como gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, gestão de equipes, marketing, e até mesmo em setores não relacionados à tecnologia.


A ideia central é ser adaptável, flexível e centrado no cliente, buscando constantemente melhorias e respondendo de forma ágil às mudanças nas necessidades e no ambiente de negócios.

Por que é importante ter um comportamento ágil?

Ter um comportamento ágil é importante por várias razões, e essas razões podem variar dependendo do contexto específico em que está sendo aplicado.



Listei para vocês algumas características essenciais para ter um comportamento ágil na sua essência.

  1. Inteligência emocional: quando conseguimos exercer a nossa capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar eficazmente as emoções, tanto as próprias como as dos outros, promovendo relacionamentos saudáveis e tomadas de decisão mais equilibradas.

  2. Planejamento: é a capacidade de estabelecer metas, identificar recursos necessários e definir estratégias para alcançar objetivos específicos.

  3. Priorização: o ato de identificar e classificar as tarefas, projetos ou atividades com base na importância e urgência, a fim de otimizar recursos e alcançar resultados mais eficazes.

  4. Comunicação assertiva: Praticar a comunicação assertiva ajuda a expressar nossas opiniões e sentimentos de maneira não-violenta, respeitando o outro e gerando resultados entre o comunicador e o receptor.

  5. Argumentação e Negociação: sem sombra de dúvidas um item fundamental pois permite que as partes envolvidas expressem seus pontos de vista e busquem um acordo consensual e benéfico.

  6. Resolução de confitos: essencial para manter relacionamentos saudáveis e produtivos, buscando soluções que atendam às necessidades de todas as partes interessadas e envolvidas.

  7. Cultura de feedback: uma cultura de feedback promove o crescimento e a melhoria contínua, encorajando a comunicação aberta e construtiva entre as pessoas.

E não tem como abordar esse tema e não mencionar uma colega de profissão excepcional e que é expert nesse assunto, a Adriane Colossetti.


Além de já ter diversas publicações na Newsletter: Um àgil para chamar de seu no LinkedIn sobre o conteúdo abordado, também é autora do livro CONDUTAS ÁGEIS, disponível na AMAZON que aborda em profundidade sobre o tema.


Então se você se interessa em entender mais sobre o assunto, fica a minha indicação. =)

15 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page