top of page

As principais barreiras a serem vencidas na gestão de produtos digitais

O cenário em constante evolução na gestão de produtos digitais é um campo cheio de dúvidas e muitas vezes intrigante, repleto de barreiras a serem vencidas, e que demandam um conjunto versátil de habilidades técnicas, criativas e estratégicas para vencê-las.


As barreiras na gestão de Produtos Digitais


No conteúdo de hoje eu trago reflexões valiosas para você quebrar as barreiras e enfrentar as adversidades mais frequentes que permeiam essa atmosfera em constante movimento.

  • Barreira número 1 - Novidades o tempo todo: São tantas novidades, o tempo todo que as vezes nos vemos com tantas demandas que não sabemos direito como lidar e nem priorizar essa avalanche de informações. Domine as estratégias e conhecimentos essenciais para explorar ao máximo essas oportunidades que cruzam seu caminho. Entenda que, novas tecnologias, tendências de usabilidade, possibilidades de integrações com novas parcerias, podem ser a alavanca que você está buscando para trazer um impacto inovador para o seu produto digital. E quanto mais novidade, MELHOR!

  • Barreira número 2 - Ficar dentro da casinha: A gestão de produtos digitais está diretamente ligado ao processo de explorar todos os caminhos relacionados, e você não vai conseguir encontrar esses caminhos atrás da tela do seu computador. VÁ PRA RUA! Vai ver outras criações, inovações, evoluções dos produtos concorrentes, experimente outras soluções, entenda de perto a experiência do seu usuário e até porque não ir a um evento de engenharia de software ou dados?

  • Barreira número 3 - Ignorar a jornada do usuário: Neste vasto reino dos produtos digitais, os Product Managers deveriam atuar como verdadeiros maestros, conduzindo uma sinfonia das funcionalidades desde a sua concepção até o lançamento, dando vida a visões estratégicas atendeno as necessidades e desejos do usuário final. Um produto digital de sucesso depende do feedback do usuário, que molda a jornada do usuário no produto. Ignorar a jornada do usuário em um produto digital é como navegar sem bússola em um mar de insatisfação. SIMPLES ASSIM.

  • Barreira número 4 - Não se adaptar: O poder de se adaptar rapidamente às mudanças tornou-se um diferencial crucial no desenvolvimento de produtos digitais. Product Managers que abraçam a adaptabilidade e estão dispostos a reavaliar constantemente suas abordagens são os que conseguem navegar com sucesso pelas rápidas transformações tecnológicas e preferências do usuário. Desapega do "sempre foi assim" e se molde ao novo!

  • Barreira número 5 - Não priorizar: A priorização de funcionalidades em produtos digitais é um processo estratégico essencial para garantir que recursos limitados sejam alocados de maneira eficiente. Nesse contexto, a análise criteriosa das necessidades dos usuários, alinhadas aos objetivos centrais do produto e do negócio, desempenham um papel fundamental. A priorização inteligente não se trata apenas de decidir o que incluir, mas também de discernir o que deixar de fora.

  • Barreira número 6 - Não sustentar o produto: Não sustentar o seu produto digital adequadamente é um risco que pode comprometer a longevidade no PLC (Product Life Cicle) também seu sucesso a longo prazo. A falta de suporte contínuo pode resultar em funcionalidades obsoletas, problemas de segurança não resolvidos e uma experiência do usuário deteriorada. Além disso, a ausência de atualizações e melhorias pode levar os usuários a procurarem alternativas mais interessantes. SUSTENTAR PARA NÃO FINDAR.

  • Barreira número 7 - Não abraçar a agilidade: Não abraçar a agilidade na gestão de produtos digitais representa um perigo constante diante do cenário em constante evolução. A resistência à flexibilidade e à adaptação pode resultar em atrasos na entrega, produtos desatualizados e uma desconexão que pode resultar em um distanciamento em relação às reais necessidades dos usuários. Abraçar a agilidade não é apenas uma abordagem estratégica, mas uma necessidade para sobreviver.

  • Barreira número 8 - Fugir do caos: Não devemos temer o caos, mas sim encarar como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. O caos muitas vezes desencadeia a criatividade, a inovação e a descoberta de soluções únicas para desafios complexos. Transformar o caos em uma vantagem competitiva exige coragem, resiliência e uma mentalidade aberta e adaptável. O CAOS ENSINA MUITO MAIS QUE UM CENÁRIO TRANQUILO E MONÓTONO.

  • Barreira número 9 - Abandonar o backlog: O abandono do backlog representa um risco altíssimo na gestão do seu produto digital, podendo resultar em decisões reativas, falta de direcionamento estratégico e, por fim, a um produto que não atende às expectativas dos usuários ou ao mercado em constante evolução. Portanto, manter um backlog que responda ao conceito DEEP (Detalhado, Estimádo, Emergente e Priorizado) e gerenciá-lo de maneira eficaz é fundamental para garantir a entrega consistente de valor e a sustentação contínua do produto.

  • Barreira número 10 - Não comunicar: Não comunicar de forma clara as estratégias e evolução de um produto digital traz um dos maiores riscos de criar desinformação e incerteza entre as partes interessadas, e essa pode ser sem dúvidas a sua maior barreira a ser quebrada. A falta de transparência pode levar a interpretações equivocadas, expectativas não atendidas e até mesmo resistência ao produto. E leva mesmo, eu garanto! A comunicação eficaz, por outro lado, constrói confiança, mantém todos os envolvidos alinhados com os objetivos e cria um ambiente propício para feedback construtivo. Construa uma base sólida de aliados com o poder da comunicação!

Assim, com a gestão de produtos digitais você se depara em uma jornada repleta de barreiras, mas também de muitas conquistas. Em mais de 10 anos de experiência em diversos projetos de produtos digitais, afirmo com propriedade que as barreiras existem e que só existem um caminho para quebrá-las: SANGUE, SUOR e LÁGRIMAS, além é claro de se manter atualizado, claro.

12 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page