top of page

Não tem mais espaço no mercado de trabalho para executores de Framework SCRUM

Muito se fala no mercado sobre a implantação das metodologias ágeis, e dos Framework SCRUM para nos ajudar com a gestão ágil de projetos atuando em times multidisciplinares e evitando desperdício de tempo e recursos.


Mas hoje eu queria falar com você sobre outra coisa.


E, pode parecer até simples, mas que é base, o fundamento, para a execução do Framework SCRUM.


São as suas soft skills. Elas são tão importantes quanto, ou até mais, do que todo o conhecimento técnico que você vai adquirir na sua carreira quando falamos de metodologias ágeis.


A execução do Framework em si não é a verdadeira entrega do seu trabalho de gerir um bom projeto e entregar um excelente produto.



O Framework é apenas uma ferramenta pra te ajudar na operação da gestão ágil dos seus projetos. É como se o Framework fosse um mapa, e você fosse o condutor. O mapa te mostra o caminho, mas não te ensina a dirigir e muito menos a tomar decisões como para onde ir, como ir ou quando.


Então, no texto de hoje, eu queria falar sobre as soft skills mais importantes que você vai precisar para não ser um mero executor do Framework SCRUM.


Vem comigo!


Consciência Emocional


Essa é uma habilidade fundamental. Seja para administrar as próprias emoções, bem como a emoção dos outros dentro do ambiente de trabalho.


Quando bem desenvolvida, ela pode ajudar a melhorar as relações interpessoais, e aumentar a produtividade do time. Afinal, um time mais harmônico, que não perde tempo tendo que discutir a relação de cada um, vai ter mais tempo para se dedicar ao projeto.


Então, priorize o cuidado nas relações pessoais dentro do seu time. Se administradas de forma saudável, elas podem colaborar pra criar um ambiente harmônico, e mais produtivo.


Desenvolvimento Comportamental


O desenvolvimento comportamental é fundamental para o acompanhamento de times ágeis.


As habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas e devem ser incentivadas e desenvolvidas constantemente. Promova a cultura da aprendizagem contínua, incentive a colaboração, realize treinamentos e workshops, forneça feedbacks constantes e construtivos e valorize a diversidade para ajudar os times ágeis a se tornarem mais eficientes e adaptáveis às mudanças.


Com o desenvolvimento comportamental, os times podem alcançar o sucesso e entregar resultados de alta qualidade.


Gestão de conflitos


Conflitos são inevitáveis em qualquer organização.


Se não forem bem gerenciados, podem trazer resultados negativos em toda o time, diminuindo a produtividade e desmotivando os indivíduos.


Promovendo uma cultura de diálogo aberta, executando diariamente uma comunicação não violenta, adotando resolução de problemas, pode ser criado um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.


Isso ajuda a criar um senso de união do time, fortalecendo o espírito coletivo de colaboração.


No fim das contas um ambiente de trabalho saudável faz os colaboradores se sentirem valorizados e satisfeitos, reduzindo o turnover. Não é melhor apenas para o time, mas a empresa também se beneficia com isso.


Saber ouvir

Não importa qual cargo ou papel você executa na empresa. Seja cargo de liderança, colaborador sênior, junior, saber ouvir é uma habilidade fundamental em qualquer ambiente de trabalho (na verdade, na vida pessoal também).


Saber ouvir permite que você entenda melhor o ponto de vista do outro, traz novas perspectivas, ajuda a apontar soluções, prevenir conflitos, e melhorar as relações interpessoais.


Colaboradores que sabem ouvir são mais empáticos, tornam-se profissionais inspiradores e eficazes na tomada de decisões. Portanto, se você quer se destacar, a habilidade de saber ouvir é fundamental.


Concluo o meu conteúdo de hoje afirmando que NÃO TEM mais espaço no mercado de trabalho para executores do Framework SCRUM.


O mercado é volátil, mudanças acontecem toda hora e, um bom profissional, que queria ter sucesso nesse meio, precisa investir tanto em habilidades técnicas, como em habilidades emocionais.


A ferramenta ajuda, mas ela depende totalmente dos profissionais que vão estar atuando por trás dela.

19 visualizações

Commenti


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page