top of page

O que é Dual Track? Entenda como caminhar junto com Discovery e Delivery

Quer entender um pouco sobre o que é Dual Track e como sincronizar com Discovery e Delivery? Então vem comigo!


O que é Dual Track?


Dual Track, ou Dual Discovery/Delivery é uma prática super moderna e muito útil dentro das equipes de Produto. Isso porque, com essa implementação é possível levar mais valor e mais novidades aos clientes e usuários, através da construção de um ciclo de inovação contínua dentro da organização. O que, cá para nós, é o máximo, não é mesmo?!


Bem, não sei se você sabe, mas o Dual Discovery/Delivery está sendo considerado a grande inovação do Ágil. E a razão disso está no fato de que as organizações mudaram sua forma de encarar os problemas e evoluíram seus frameworks depois que passaram a trabalhar com o Continuous Innovation Discovery/Delivery no desenvolvimento de produtos.


Esudo bastante sobre essa metodologia e cada vez fico ainda mais apaixonada por ela. Garanto que existem boas razões para eu estar assim. E uma delas está nos problemas que ela pode ajudar a solucionar.


Ficou curioso para descobrir quais são? Continue a leitura.


Problemas metodologia Inovação Contínua com Dual-Track Discovery/Delivery pode ajudar a resolver


Você sabia que grande parte dos problemas relacionados ao desenvolvimento de produtos está ligado à maturidade da organização? E que dentre esses problemas, encontramos:

  • Backlog raso;

  • Baixa produtividade dos times;

  • Falta de confiança no time por parte da gestão;

  • Features não correspondem às expectativas (funcionalidades negligenciadas pelos usuários);

  • Estórias incompletas ou pouco detalhadas (problemas no entendimento do que deve ser feito);

  • Pouca ou nenhuma inovação entregue;


Entre outras?


— Sim, prô, eu sei algo sobre isso, mas como exatamente a metodologia de Inovação Contínua com Dual-Track Discovery/Delivery pode ajudar a resolver esses problemas?


Bom, falando de forma bem direta, a simples compreensão das etapas de evolução do Ágil ao Dual Track Discovery/Delivery, já traz essa resposta. Isso porque, na prática, estes problemas vão sendo resolvidos na medida em que vão surgindo dentro de cada etapa.


Opa! Essa é a hora perfeita pra gente começar a entender como sincronizar com Discovery e Delivery.


Vejamos:


Como sincronizar com Discovery e Delivery?


Geralmente essa sincronização ocasiona vários bugs nas cabecinhas de plantão. E não dá para julgar, já que o ciclo de Discovery costuma ser mais rápido que o ciclo de Delivery.


Contudo, é possível sincronizar o Discovery e o Delivery, para que o Discovery aconteça de duas a quatro sprints, antes de ser passado para a etapa de Delivery.


Na prática, seria assim:


Vamos imaginar que estaremos iniciando um ciclo de entregas para iniciar em maio. Isso significa que para que haja a sincronização, o ideal é iniciar o Discovery agora em janeiro/fevereiro , para que em março já tenhamos estabelecido o que deverá ser entregue.


Fazendo assim, quando for em maio, no início do Delivery, já teremos um backlog pronto, validado e detalhado com todas as informações necessárias para que o produto seja entregue atendendo a todos os requisitos, gerando o maior valor possível para o usuário e favorecendo a produtividade máxima do time.


E lembra que eu disse, que os problemas seriam resolvidos conforme fossem surgindo? Pois então, fazendo desta forma também seria possível resolver o problema de confiança da gestão com o time, gerando autonomia.


E aí, gostou do tema? Quer saber mais sobre ele? Então fica ligadinho nos próximos conteúdos!


Até semana que vem!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

11 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page