Só mais um projetinho… Olha o “Problema” aí!

Se você é desses profissionais que sai aceitando todo o tipo de “projetinho”, quero te alertar para a quantidade de problemas que está acumulando, se não no âmbito profissional, no âmbito emocional. Vamos falar sobre isso?

Só mais um projetinho…

Não é incomum que os profissionais acabam cedendo a pressão e aceitem assumir mais projetos do que deveriam; seja a pressão de si mesmo para se desafiar e mostrar mais trabalho, ou uma pressão externa que vem de forma velada, com frases como: “precisamos cortar custos e iremos dispensar quem não tiver um bom rendimento.” Quem nunca ouviu isso? Fora isso também tem a questão da hierarquia e dos favores que gostamos de fazer, porque é da natureza humana gostar de ajudar e isso é um problema, pois o simples fato de ser razoável e falar NÃO para algo pode fazer nos sentirmos culpados. Aliás, deixo como sugestão o conteúdo: Eu só quis ajudar e me fud#, para você entender quais são as consequências de não saber dizer NÃO.

Olha o “Problema” aí!

Se tem uma coisa que a agilidade e o modelo tradicional de gestão têm em comum é o tal do acúmulo de projetos. É um negócio horroroso! Mas, para continuar nesse assunto, gostaria de fazer uma dinâmica com você. Enquanto eu falo, você se imagina na cena, pode ser? Então vamos lá! Pensa no seguinte cenário: Eu e você estamos trabalhando nas nossas Squads (eu na minha e você na sua), mas em um determinado momento eu peço para me desligar da empresa. E com isso você precisa assumir também a minha squad temporariamente. Certo? Você assume e entrega um bom resultado, como você se sente? Orgulhoso né, afinal, você deu conta. Mas, sigamos na dinâmica. Como você deu conta de dois projetos e a empresa acabou economizando na contratação de outro profissional, você acaba ficando com as duas squads, a sua e a que era minha por tempo indeterminado. Nisso, o tempo passa e outro Product Owner, de uma terceira squad também pede para sair. E como você já mostrou que dá conta, que tal improvisar em mais um? Como você se sente agora? Isso vira um círculo vicioso e você fica cada vez mais cansado, sem foco, mais estressado, menos motivado e com cada vez mais problemas. Conseguiu compreender? Faz sentido para você?

Os princípios do Scrum: Inteligência e agilidade emocional

Bruna, onde você quer chegar com essa dinâmica? Quero chegar na parte que a gente lembra que o Scrum tem princípios importantes e inegáveis como o foco. E com base nesse princípio ele recomenda que se “toque” um projeto de cada vez e se esteja em apenas um time por projeto. Bruna, isso não é uma frescura do profissional ou do framework em questão? De forma alguma. Isso tem base na neurociência. O nosso cérebro, independente de ser masculino ou feminino, não consegue desempenhar bem duas funções em simultâneo. Ou perdemos em Qualidade ou em Performance, e na maioria das vezes, nos dois. E para você entender melhor como o nosso cérebro funciona, recomendo o vídeo do Neurocientista Pedro Calabrez: Falta de Foco Explicada que aborda com muita maestria e de forma bem clara o assunto.


Vias de regras, existe uma razão para estar proibido por lei que você dirija conversando no celular. Acontece que quase todo mundo tem a visão equivocada de que quando se faz duas coisas ao mesmo tempo, o cálculo base é uma soma, mas não é. A verdade é que a conta passa a ser de divisão. Vejamos:

Não é assim: 1 projeto + 1 outro projeto = 2 projetos + um profissional competente É assim: 1 cérebro ÷ 2 projetos = metade do rendimento + um profissional com a sua inteligência emocional comprometida.

Leia também o artigo: Agilidade emocional: a importância da inteligência emocional em uma liderança ágil Para que meus alunos entendam melhor tudo isso, eu costumo fazer uma dinâmica em sala de aula, e você pode fazer aí também se quiser. Geralmente dou-lhes 1 minuto para fazerem múltiplos de 2. Depois dou mais 1 minuto para fazerem múltiplos de 3 e por último 2 minutos para fazerem múltiplos de 2 e 3 em simultâneo (ao mesmo tempo, intercalando-os). O resultado: cabeças cansadas e desempenho abaixo de 60%. Moral da história: Você pode fazer mais de um projeto. Só não deveria porque não é saudável mentalmente e nem profissionalmente bom! É isso, até semana que vem!



#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

2 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube