top of page

10 Ferramentas para gestão ágil para você conseguir mais produtividade

Atualizado: 15 de jan. de 2022

O SCRUM tem se tornado cada vez mais popular dentro dos mais diversos setores, isso porque as metodologias ágeis ou no caso, o Framework SCRUM, estão ficando cada vez mais conhecidas entre os desenvolvedores e todos os envolvidos no mundo da tecnologia.


E agora que você já pincelamos isso, vai ficar ainda mais fácil entender o tema deste artigo: Ferramentas de gestão ágil. Nessa sequência de artigos você vai conhecer 10 ferramentas, sendo que neste artigo nós vamos abordar 7 ferramentas de uma forma mais sintetizada, e as outras três serão abordadas de forma mais ampla durante a nossa série.


Deu para entender? Então bora para o texto.


10 Ferramentas de Gestão Ágil



Como eu já falei aqui no blog algumas vezes, o SCRUM é um Framework utilizado em mais de 60% dos projetos em todo o mundo, isso porque ele é capaz de gerar mais produtividade e garantir a eficiência de toda a equipe. Se você se interessa pelo tema e quer saber como aplicar o SCRUM, clique aqui para acessar o curso SCRUM TRAINING.


A essas alturas, se você já me acompanha por aqui, você já sabe que durante o desenvolvimento do projeto é necessário que o Time desenvolva a capacidade de ser transparente quanto às atividades e resultados obtidos em cada etapa do processo de criação/desenvolvimento do produto/projeto.


Isso porque, no SCRUM as regras são bem claras e são determinantes para o resultado. E as regras dizem que apenas com transparência é possível inspecionar e realizar todas as adaptações necessárias, a fim de obter os melhores resultados. E não podemos nos esquecer que quando se trata de SCRUM não existe um ‘chefe’ ou um cargo mais alto responsável por fazer a inspeção. Todo o Time pode e deve participar de todos os processos de inspeção que devem acontecer de acordo com a transparência e outros valores do SCRUM. Lembram disso?


Se não lembra, leia o artigo: 5 dicas de como aplicar os valores do Scrum


No artigo que sugeri acima você entenderá como aplicar os valores através das ferramentas ágeis que vamos conhecer ao longo dessa série especial.


10 Ferramentas de gestão ágil


Conheça agora as ferramentas de SCRUM que vão garantir a produtividade da sua equipe!

  1. Slack: Essa é uma ferramenta de comunicação que é muito útil para garantir uma comunicação clara entre todos os membros do Time. Com essa ferramenta você conseguirá organizar conversas através de canais específicos, mantendo um diálogo direto

  2. Asana: Trata-se de um Software completo, permitirá a atribuição de atividades para cada participante do projeto. Essa ferramenta também mostra as estáticas do progresso do Time.

  3. YouTrack: Essa é uma ferramenta de Scrum que gera relatórios sobre o desenvolvimento do projeto e fornece informações sobre o tempo. Com essa ferramenta você realizará toda a gestão do projeto, com ela é possível fazer o agendamento de tarefas, Sprints e a criação de fluxos de trabalho.

  4. PangoScrum: Essa é mais uma ferramenta Scrum, que disponibiliza quadro para monitoramento de atividades (todas). Nessa ferramenta é possível planejar Sprints, gerenciar o Product Backlog e também agendar reuniões com toda a equipe.

  5. GanttProject: Mais um Software gratuito e esse tem o código livre. Por ser de código livre ele permite que sejam adaptadas algumas funções da ferramenta para trabalhar de forma mais personalizada com as necessidades.

  6. Taiga: Nesse Software nós podemos criar Sprints, acompanhar o desenvolvimento dos projetos e também disponibilizar a visualização de todo o projeto para a equipe. Esse Software tem um aplicativo nativo, muito similar a versão Web.

  7. RunRun.it: Uma ferramenta que personaliza o fluxo de trabalho, cria cronogramas e mede o alcance da produtividade do time. É uma ferramenta de gestão para diversos tipos de projetos, inclusive os ágeis.

E aí, você conhecia alguma dessas ferramentas? Quais? Deixa aqui nos comentários.


As próximas 3 ferramentas que iremos abordar de forma mais completa são:

  • JIRA

  • AZURE DEV OPS

  • TRELLO

Fique ligado no conteúdo e não perca as publicações desta série especial.

Até a próxima ferramenta!!


2.360 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page