top of page

Tudo sobre as Cerimônias SCRUM

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Aqui no site nós já falamos muito sobre o SCRUM, então hoje vamos nos ater as Cerimônias Scrum. Porém, antes de falar tudo sobre as Cerimônias Scrum vamos precisar entender a Sprint, que como sabemos, é o coração do Scrum.


A Sprint

A Sprint é o período no qual o time Scrum desenvolve um incremento de software, com o objetivo de entregar ao cliente o valor demandado.


O número de Sprints pode variar de projeto para projeto, já que no Scrum não é entregue todo o projeto de uma vez. Uma parte do projeto é entregue sempre ao final de cada Sprint.. Essa forma de trabalho, é, também, uma forma de permitir que o cliente valide cada etapa do seu produto.


Para entender mais sobre o Scrum, recomendo a leitura de outros artigos aqui no site mesmo.



Tudo sobre as Cerimônias Scrum


A razão pela qual estou falando das Sprints, é porque é dentro delas que acontecem as Cerimônias Scrum, também muito conhecida como Ritos Scrum.


Para falar tudo sobre as Cerimônias Scrum, é preciso reforçar que Durante uma sprint acontece uma série de Cerimônias Scrum.. As Cerimônias Scrum são responsáveis por garantir a transparência e proporcionar momentos de inspeção e adaptação.


As Cerimônias Scrum são:

  • Sprint Planning

  • Daily Meeting

  • Sprint Review

  • Retrospectiva


Tudo sobre as Cerimônias Scrum: as cerimônias


1. Sprint Planning:

Na Sprint Plannig o Product Owner apresenta o Product Backlog priorizado. São explicados ao time Scrum os objetivos de curto prazo do projeto. É nessa cerimônia que ocorre normalmente às segundas-feiras pela manhã, que todos são apresentados ao que devem fazer e ao que devem entregar na Sprint, afim de gerar valor ao cliente o quanto antes.


2. Daily Meeting ou Daily Scrum

É função do Scrum Master garantir que o time se reúna para conversar sobre o projeto, durante exatos 15 minutos, todos os dias. Isso acontece para que possam ser identificadas falhas e as dificuldades individuais possam ser trabalhadas. Essas reuniões são chamadas de Daily Meeting ou Daily Scrum.


3. Sprint Review

A Sprint Review é a Cerimônia Scrum que acontece no último dia, normalmente no final da tarde. Essa é uma cerimônia em que o time apresenta os avanços do projeto para o Product Owner e demais stakeholders, quando convidados, e recebe feedback e aceite ou não do PO.


4. Retrospectiva:

Essa é chamada de cerimônia de adaptação do processo de desenvolvimento do time. E acontece com o objetivo de promover a melhoria contínua do trabalho do time Scrum. Nessa cerimônia o time Scrum, basicamente irá "discutir" pessoas, práticas, ferramentas e tudo mais que tenha margem para melhora sob a condução do Scrum Master, ocorre sempre após a Sprint Review.


E assim, falando tudo sobre as Cerimônias Scrum, chegamos ao fim do nosso artigo. O que considero importante que você entenda é que, no Scrum, ao terminar uma Sprint, outra começa e é esse o ciclo até que o projeto seja entregue perfeitamente finalizado.


Vale dizer que nem sempre dá para entregar o software funcionando e em produção a cada sprint, para isso existem as Releases, mas ainda que não seja sempre possível, esse é o objetivo que deve ser mentalizado.


Afinal das contas, é software em produção que gera o valor devido para o cliente.

73 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page