No artigo de hoje nós vamos descobrir como formar um time Ágil.
A primeira coisa que precisamos entender é que para formar um time ágil é preciso atender alguns requisitos, que são pilares no Manifesto Ágil:
INDIVÍDUOS E INTERAÇÕES, mais que processos e ferramentas;
SOFTWARE EM FUNCIONAMENTO, mais que a documentação abrangente;
COLABOLRAÇÃO COM O CLIENTE, mais que negociações e contratos;
RESPONDER AS MUDANÇAS, mais que seguir um plano.
Depois de entender isso, é preciso planejar a formação de um time ágil coeso.
Como formar um time ágil
Forma um time ágil e coeso é ter um time que seja:
Multidisciplinar Um time ágil multidisciplinar é aquele que tem em sua composição diversos conhecimentos, pois isso ajudará nos vários projetos que serão desenvolvidos pelo time no decorrer dos trabalhos.
Auto-gerenciável Nesse ponto quero ressaltar a importância de ter um time ágil que seja autônomo, capaz de tomar decisões sem dependência. E para isso o time precisa estar sempre alinhado.
Desenvolvimento lado a lado Já que estamos falando sobre como formar um time ágil, quero falar sobre o trabalho do time no dia a dia. Uma das características do time ágil é fazer o desenvolvimento do projeto trabalhando lado a lado, ainda que seja a distância ou em salas virtuais, o mais importante é ter colaboração contínua.
Reuniões para evolução constante É ideal que o time ágil coloque como uma função fundamental, o desenvolvimento de reuniões para feedback. Isso ajudará o time a estar em constante evolução.
É muita informação? Podemos continuar? Então continue lendo o artigo para descobrir o que não pode faltar em um time ágil.
O que não pode faltar em um time ágil
Em um time ágil não pode faltar:
Coragem;
Foco;
Comprometimento;
Respeito;
Abertura.
E para entender porque nenhuma dessas características podem faltar no time ágil, vamos entender o conceito de cada uma delas.
Coragem: A coragem está correlacionada com o que falamos acima sobre o time ágil ser auto gerenciável e autônomo. Ter coragem para tomar decisões ao longo do desenvolvimento do P.O. e nos momentos de crise (principalmente nos momentos de crises).
Foco: É fundamental manter o trabalho o mais simples e focado possível, de forma a trazer e incorporar na equipe apenas o que entrega e agrega valor.
Comprometimento: É fundamental para que o time esteja em constante cooperação com o desenvolvimento lado a lado para alcançar os objetivos.
Respeito: Respeito pelos clientes; Respeito pelos colegas de time; Respeito pelo usuário; Respeito pelo projeto; Respeito pelos valores. Enfim, os integrantes do time precisam ter respeito por todo o trabalho.
Abertura: Lembra que um pouco acima falamos que o time precisa estar em evolução constante? A abertura ajuda, e muito nesse processo. Com a abertura é possível entender melhor os requisitos e as necessidades dos clientes, além de lidar melhor e facilitar eventuais dificuldades do time.
Chegamos ao final desse artigo sobre a formação do time ágil. E como eu sempre gosto de frisar, se você gostou desse conteúdo, leia outros artigos aqui do site.
Comentários