Encerramento de ciclos profissionais: Mudar é Saudável

Fazer a transição de carreira e/ou encerrar ciclos, na maioria das vezes, são coisas que assustam muito as pessoas. E é normal ter medo da mudança. A maioria das pessoas tem. É do ser humano sentir medo de mudar, mesmo quando a mudança pode significar algo bom. E se envolver questões financeiras então...

Na semana passada passei por um momento de transição de carreira. Me vi diante de uma decisão profissional e optei por encerrar um ciclo que havia sido importante para mim. Então eu sei o quanto pesa, pois são vários ciclos se encerrando ao mesmo tempo.


Porém, se pensarmos bem, veremos que estamos sempre encerrando ciclos.


• Encerrando o ciclo do colégio para entrar na faculdade;

• Encerrando o ciclo da faculdade para entrar no estágio;

• Encerrando o estágio para finalmente ser um profissional....


A evolução natural da vida acontece com o encerramento e início dos ciclos. E no final de cada ciclo encerrado nos percebemos melhores e mais completos. A mudança assusta, mas ela é saudável.


Mudar profissionalmente é muito assustador porque nos faz sentir como se tivéssemos trocando a certeza pela incerteza. Sentimos medo de ter feito a escolha errada - 'financeiramente falando'; medo do ambiente de trabalho desconhecido; incerteza quanto à nova empresa e as pessoas com quem vamos trabalhar.


Eu senti tudo isso e por isso quis compartilhar com você esse texto.

Se você ainda não está em um momento em que precisa encerrar um ciclo profissional, saiba que mais cedo ou mais tarde você vai passar por isso. E quando passar, você terá grandes dúvidas como eu tive e outras pessoas têm.


Nesse momento, lembre-se de relaxar e manter a calma para que você possa refletir com segurança e tomar a melhor decisão.


E se ao refletir, você chegar a conclusão de que a melhor decisão é encerrar o ciclo e aceitar outro desafio, não se prenda e nem deixe que o medo do novo te pare. Se você não tem razões para continuar em uma empresa, não continue nela apenas por comodidade e medo.


E como aqui no site eu sempre procuro trazer conteúdos que ensinam e agregam valor à pessoa e ao profissional, hoje quero te ajudar a se preparar para o tão necessário momento de transição de carreira, para a hora de encerrar ciclos, com essas 3 dicas pessoais:


Planeje

Se você estiver diante de uma situação que só depende de você, faça um planejamento. Se programe para a mudança, atualize seu currículo, analise suas competências e conhecimentos. Se programe financeiramente. E se caso deseje encerrar um ciclo de trabalho para investir tempo no seu estudo, faça seu planejamento financeiro.


Não deixe pontas soltas

Converse com a empresa em que trabalha, conserve os amigos que fez e mantenha a ética profissional; isso pode fazer uma grande diferença no seu caminho profissional, em especial, se você permanecer atuando na mesma área.

Avalie a melhor hora para comunicar a sua decisão, para que não seja prejudicado por nenhuma intenção antiética de empresa ou de um profissional que trabalhe nela.


Saiba analisar

Na hora de tomar uma decisão profissionalmente importante, não deixe se atrair apenas pelo salário. Avalie todos os pontos. Analise os prós e os contras friamente. Na hora de avaliar, leve em consideração fatores como: maiores desafios, novas oportunidades e um resultado final mais interessante para sua carreira.


E, por último, como conselho pessoal, te digo: Jamais negocie sua paz.

Não sacrifique seus valores pessoais, sua saúde, seus conceitos, seus sonhos. O trabalho deve nos libertar e capacitar e não nos aprisionar e sugar. Tente equilibrar a sua vida pessoal e a sua vida profissional. Se prepare para sempre ser o melhor profissional dentro da sua área.


E nunca se esqueça que as pessoas serão a parte mais importante na sua caminhada pelo sucesso. Como disse Carl Jung,


“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Valorize as pessoas sempre.


Até.


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro



41 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube