top of page

Estimativa de Esforço: Entendendo o P, M. G e GG

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Como eu disse no artigo passado, hoje vamos falar sobre estimativa de esforço P, M. G e GG, mais especificamente sobre a classificação T-SHIRT SIZING: P, M,G e GG. Porém, como não é possível falar sobre T-SHIRT SIZING: P, M, G e GG, sem falar sobre estimativas de esforço e Backlog, vamos aos resumos.


O que é Backlog?


A Backlog é uma “pilha de pedidos” em espera, e também pode ser uma medida de tempo (por Sprints), relacionada ao período de trabalho de uma equipe em um projeto e/ou produto. Durante a Backlog são determinados o esforço e o tempo de trabalho da equipe por História do Usuário, o que chamamos de estimativa de esforço.


E o que é estimativa de esforço P, M. G e GG?


Para que um projeto seja bem desenvolvido, é preciso fazer estimativas do trabalho e do tempo necessário desde o início da execução até a entrega; e é a isso que nos referimos ao falar sobre estimativa de esforço. Somente após detalhar o máximo possível do projeto, é possível ser assertivo em uma estimativa de esforço.


Vale dizer que quando o projeto não é estimado, o que acontece é um verdadeiro desastre. O Time caminha por lugares inseguros, tudo acontece de forma diferente do que deveria e não acontece no prazo e ritmo necessários para a entrega.

É muito importante nunca tentar estimar todo o projeto ao mesmo tempo. Isso porque, quando se trata de fazer estimativa, a coisa não é tão fácil. E se estimar projetos pequenos não é fácil, fazer a estimativa de um projeto inteiro de uma única vez pode ser um grande erro. A estimativa de esforço deve ser realizada de acordo com a estória do usuário e, se possível, já com suas Tasks quebradas, para que a assertividade possa ser elevada.


Para saber mais sobre esse assunto e entender a estimativa de esforço de forma mais completa, acesse o meu site aqui, e leia os artigos já publicados.


T-Shirt Sizing: P, M, G e GG, e como estipular o tempo de um backlog através dessa técnica



A partir de agora, começaremos a falar sobre o nosso tema: estimativa de esforço P, M, G e GG com foco na classificação T-shirt Sizing: P, M, G e GG. Vale dizer que esse é um conteúdo exclusivo e importante, então fique bem atento à leitura.


Como estipular o tempo de um Backlog? A primeira dica é organizar o Backlog. E isto deve ser feito rapidamente. E para isso é preciso reunir todas as requisições externas e internas e colocá-las em ordem de priorização Tome sempre o cuidado de não deixar de relacionar nenhuma requisição na User Story e, por consequência, deixar alguma especificação ou requisito de fora da estimativa de esforço, uma vez que é na estimativa de esforço que os tamanhos classificatórios P, M. G e GG são determinados.


Estimativa de esforço P, M, G e GG: T-Shirt Sizing


As letras P, M, G e GG são usadas para classificar o esforço que será necessário para atender a cada requisição (isso é fazer a estimativa de esforço por meio de uma técnica comum de compreensão de tamanho, simples como os tamanhos de uma camiseta, daí o nome).

Como assim, Pro?


É o seguinte: você precisará criar uma escala, votando no elemento complexidade e classificar cada um de acordo com as letras de classificação P, M, G e GG.


Usar a estratégia de classificação T-shirt Sizing: P, M, G e GG permitirá que você deixe de lado a ordem cronológica por um momento, e atenda às requisições com finalização mais rápida. Porém, guardem essa dica importante que vou dar agora: deixar a ordem cronológica e completar as requisições mais simples primeiro, não quer dizer que você deve se esquecer das requisições maiores e nem das que estão em aberto há mais tempo. Ok?


Com essa dica, finalizamos o artigo de hoje. Mas, se você quiser receber mais conteúdo sobre Framework Scrum e sobre o universo Ágil, me siga nas redes sociais e não deixe de acessar o site com Frequências. Muitas oportunidades imperdíveis estão sendo preparadas para você, e serão divulgadas aqui nos site e nas minhas redes sociais. Então, fica comigo! ;)


147 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page