top of page

Filme SOUL e 5 lições para Gestão Ágil de Projetos

Qual é a proposta do filme Soul da Disney Pixar?


Se você não assistiu, desculpe-me, tem um spoilerzinho aqui. A proposta do filme é mostrar que nenhuma pessoa é aquilo que é, e nem aquilo que faz. Ou seja, você é você independente de ter um propósito de vida. Somos o que somos.


O interessante é que o filme traz em si valores da gestão ágil. Vamos ver quais?



  1. Desfrutar da jornada é fundamental A grande lição do filme é que devemos desfrutar das coisas simples da vida. NA VIDA devemos caminhar pela cidade e curtir a beleza da vista, degustar o sorvete e o dia de sol, voltar a música favorita pela décima vez que ela chegar à metade, mas não sentimos que ouvimos o suficiente. NA GESTÃO ÁGIL temos que amar toda a jornada do projeto, desfrutar de cada detalhe e amar até mesmo os problemas.

  2. A importância de celebrar as conquistas É uma questão de costume humanos se esquecer de celebrar devidamente as conquistas, geralmente a entrega total acontece na jornada de busca da realização, e quando finalmente a realização vem, não aproveitamos e não celebramos como deveria. O filme nos fala sobre a necessidade de celebrar as conquistas; e a GESTÃO ÁGIL faz o mesmo incentivo ao final de cada Sprint; curtir o resultado, comemorar cada entrega, cada pequena conquista, é muito positivo, é importante vibrar e guardar cada evolução.

  3. A prática vale mais que a teoria NO FILME, enquanto personalidades famosas e especiais do mundo tentam mostrar como a vida é boa para uma alma (22), há anos sem sucesso, algumas horas na terra são capazes de lhe provar como a vida é incrível. NA GESTÃO ÁGIL isso é percebido nitidamente. No primeiro projeto, na primeira sprint, a insegurança de saber o que precisa ser feito, mas não saber como fazer, mostra o valor que tem a prática, porque é nela que a segurança é encontrada, é através dela que a evolução vai acontecendo cada vez mais através do sentimento de coragem.

  4. A obsessão te distancia da realidade A GESTÃO ÁGIL em seus valores mostra que o trabalho precisa ser prazeroso, acontecer com a leveza, sem ficar obsessivo com bater metas a todo momento. E o FILME mostra que as pessoas que passaram pela vida e viveram uma vida compulsiva e obsessiva por prazos se tornaram almas perdidas.

  5. Os planos mudam e está tudo BEM NA GESTÃO ÁGIL a mudança deve ser bem aceita mesmo antes de acontecer. O time precisa entender que a mudança é natural e bem-vinda e muitas vezes necessária. Na vida a mudança de planos e sonhos acontecem e o filme fala e aborda a mudança como um processo natural do ato de viver. E é assim que é: a mudança abre novas oportunidades na vida, assim como NA GESTÃO ÁGIL.


Se me permite a indicação, se você ainda não assistiu esse filme, assista. É uma reflexão INCRÍVEL!

275 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page