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Gestão de riscos em projetos ágeis de produtos digitais

Imagine a gestão de riscos em projetos ágeis como um mapa, neste conteúdo, trago algumas estratégias para garantir que seus projetoságeis de produtos digitais alcancem o sucesso sem grandes preocupações.


Conhecendo os riscos nos projetos ágeis


Antes de começarmos essa jornada, vamos entender o que são esses "riscos" quando falamos de projetos de produtos digitais.


São como pequenas pedras no caminho, desde questões técnicas até mudanças inesperadas no mercado.


Esses riscos podem se dividir em grupos, como desafios técnicos, financeiros, organizacionais e estratégicos.


Conhecê-los ajuda a saber onde colocar o foco da atenção e com essa visão clara, é mais fácil planejar uma rota segura.


Avaliando os riscos

Ao avaliar os riscos, não é preciso complicar. Basta entender quão prováveis são e quão grande seria o impacto.


Isso ajuda a saber quais merecem mais atenção.


Impacto e Probabilidade

  • Quais as chances deste risco ocorrer? (PROBABILIDADE)

  • Qual a severidade de danos causados? (IMPACTO)


Assim, definimos as duas dimensões acima para cada risco identificado numa escala. ALTO | MÉDIO | BAIXO


Veja o exemplo abaixo:

​Problema

Impacto

Probabilidade

​Servidor entrar em manutenção

​Alto: Ao entrar em manutenção os site pode ficar indisponível e apresentar erro aos usuários.

Médio: Ocorre com certa frequencia, mas normalmente somos comunicados com antescedência.

Com o mapa em mãos, é hora de ordenar, na ordenação priorize os itens na seguinte ordem

  • Alto Impacto e Alta Probablidide

  • Alto Impacto e Média Probablidide

  • Alto Impacto e Baixa Probablidide

  • Médio Impacto e Alta Probablidide

  • Médio Impacto e Média Probablidide

  • Médio Impacto e Baixa Probablidide

  • Baixo Impacto e Alta Probablidide

  • Baixo Impacto e Média Probablidide

  • Baixo Impacto e Baixa Probablidide

Pronto, agora vamos preparar algumas estratégias de resposta. Isso pode incluir um plano B, ajustar o percurso para evitar os obstáculos e para isso precisamos:


  • Realizar ações preventivas:

Problema: ​Servidor entrar em manutenção programada

Ação: Colocar um alerta automático para todas as vezes que recebermos um e-mail do servidor.


  • Criar um plano de contingência e gatilho:

Problema ocorrido: ​Servidor entrou em manutenção não programada.

Ação: Alterar a rota para o servidor de Back-up, com plano de pagamento por demanda.


A gestão de risco deve estar documentada, alinhada e executada.


Esteja preparado para adaptar suas estratégias e aprender com cada desafio encontrado. Com as estratégias certas de gestão de risco e as ferramentas adequadas, você pode enfrentar qualquer "problema".


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