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Já ouviu falar em Fator UAU?

Sabe quando recebemos um atendimento ou experimentamos um produto que nos surpreende de um jeito muito bom e nos impacta tão positivamente que a única expressão que conseguimos dizer é UAU?!


Nesse momento é o fator UAU que está em jogo e que representa um enorme potencial para encantar e fidelizar um usuário a uma marca, produto ou serviço.


Eu gosto de dizer que o fator UAU deve ser uma meta constante de todo negócio, para tornar a experiência de um usuário verdadeiramente excepcional.



E se você também quer manter os seus usuários cada vez mais encantados com o seu produto digital, então vem comigo nesse conteúdo!


Afinal, o que significa Fator UAU?


Fator UAU significa encantamento.


É mesmo literal, quando a única palavra que cabe para expressar um sentimento é UAU!


Em outras palavras, o conceito resume a criação de um modelo de negócio, um produto, um serviço, uma comunicação ou um atendimento que ofereça a sensação de experienciar algo incrível.


A expressão Fator UAU foi criada pelo Disney Institute, e foi dito pela primeira vez no livro “O jeito de encantar clientes”, colocando o encantamento como uma busca obstinada do grupo para surpreender os seus clientes.


Sabe aquele algo a mais, aquele diferencial ou uma determinada experiência ao usuário que só o seu negócio oferece ou ainda poderá oferecer?


Então, essa idealização é o que o Fator UAU significa.


E eu posso te garantir que criar e manter a cultura do Fator UAU ativa é algo bastante possível dentro das empresas e produtos digitais, por isso vou te mostrar agora alguns exemplos, acompanhe.


Exemplos de Fator UAU nos negócios


Posso trazer aqui inúmeras marcas e negócios onde os exemplos de Fator UAU são claros, mas mesmo assim é preciso manter essa busca atualizada e presente.


Marcas como Disney, Starbucks, Netflix, Google, Natura e Amazon nos dão muitos exemplos como o Fator UAU pode ser ofertado.


Ações que emocionam, surpreendem, humanizam as relações e personalizam a comunicação e a entrega de um serviço ou produto fazem parte das estratégias de negócios para fidelizar um usuário/cliente de uma forma extraordinária.


Entregar o copo de café com o nome do cliente escrito à mão, oferecer opções personalizadas de filme para cada expectador, valorizar um produto da cultura local, atualizar constantemente os serviços e tratar um cliente como se fosse único fazem parte de exemplos de Fator UAU nos negócios.



Por que usar o Fator UAU é importante?


Com tantas questões para executar dentro de uma empresa, você deve estar se perguntando por que usar o Fator UAU é importante para o seu negócio, não é mesmo?


Eu vou te responder com bastante objetividade, o Fator UAU é importante para fidelizar o seu cliente/usuário.


Perceba que os consumidores estão cada dia mais exigentes e em busca de produtos que tragam experiências relevantes e que os afetem de maneira positiva.


Então, se um cliente não se surpreender positivamente com uma funcionalidade, atendimento, comunicação ou serviço que você oferece, a chance de ele procurar a outro é imensa.


Trazendo mais um pouco do conceito, existe uma frase que descreve muito bem o Fator UAU e que se relaciona com o atendimento de qualidade.


Aqui o Fator UAU significa superar as expectativas e prestar atenção aos detalhes.

Podemos pensar em realizar essas ações a partir de dois tópicos:


1 – Conhecer o seu cliente

Saber exatamente quais são as suas expectativas vai ser muito importante para crias as melhores maneiras de superá-las;


2 – Todos os detalhes importam

Prestando atenção aos detalhes, - que vão desde o comportamento até os desejos do seu consumidor -, é que surgirão os insights e as oportunidades necessárias para superar e surpreender positivamente as expectativas do seu cliente/usuário.


Viu como o Fator UAU é uma ferramenta incrível para emocionar, surpreender e fidelizar seus times e clientes?


Deixe aqui nos comentários o que você achou desse artigo!

Até mais!


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