top of page

Lean Canvas X Business Model Canvas

Atualizado: 15 de jan. de 2022

O Business Model Canvas e Lean Canvas são os modelos de negócios mais aplicados no mundo atualmente, sendo que o Lean Canvas é uma releitura do Business Model Canvas. Contudo, ambos são ferramentas de modelagem cada vez mais usadas em todos os tipos de negócios (grandes empresas, médios e pequenos negócios, startups, desenvolvedores de novos produtos e serviços). Mas, se são duas ferramentas de modelo de negócio, qual será a diferença entre eles?


Vejamos.


Diferenças entre Lean Canvas e Business Model Canvas


Para começar, podemos dizer que essas ferramentas bases para modelos de negócios, são parecidas, mas, não são iguais e não dá nem para dizer que uma é melhor que a outra.



As diferenças entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas, podem ser percebidas já no foco de cada uma, por exemplo:

  • O Business Model Canvas foca no planejamento sob o ponto de vista estratégico. Sendo mais apropriado para um negócio que está começando do zero, como é o das startups.

  • O Lean Canvas se concentra na relação cliente-problema-solução. Ideal para outras atividades, com a expansão e a implementação de inovação.


Lean Canvas X Business Model Canvas


Outro ponto que difere essas duas ferramentas é:

  • O Business Model Canvas foi desenvolvido por e para administradores.

  • O Lean Canvas foi simplificado para se tornar acessível a todos, de forma que qualquer pessoa seja capaz de usar.

Observação: por ter sido simplificado para se tornar acessível para todos, o Lean Canvas tem sido muito usado fora do marketing e da administração.


Continuando a citar as diferenças entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas, chegamos a mais uma diferença entre esses dois. Vejamos:


O Lean Canvas foca no cliente, ao trabalhar problema e solução. Enquanto o Business Model Canvas, para trabalhar com o cliente, precisaria ser combinado com outra ferramenta Canvas, o Canvas da Proposta de Valor, por exemplo.


Ou seja, falando de uma forma simplificada, o Lean Canvas é uma ferramenta mais simples se comparado ao Business Model Canvas. No entanto, como já foi dito, uma ferramenta, de forma alguma, pode ser considerada melhor que outra. As duas ferramentas são úteis e eficazes. O que acontece é que uma é mais apropriada para a situação X, enquanto a outra é mais apropriada para a situação Y.


Portanto, a escolha da ferramenta dependerá do objetivo e da modelagem do negócio em questão. Pois, embora não haja alternativa certa ou errada, há sim uma alternativa que agregará mais à sua necessidade. Deu para entender?


683 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page