top of page

Miro e Miroverse: As ferramentas que todo produteiro deveria usar

No mundo atual, a colaboração eficiente e a comunicação clara são fundamentais para o sucesso de projetos e times.


Uma ferramenta que tem ganhado destaque nesse contexto é o Miro.


No conteúdo de hoje, vou explorar como essa plataforma on-line e com uma versão gratuita bem completa pode ajudar os times a trabalhar de forma colaborativa, permitindo a criação de fluxos de trabalho visualmente intuitivos, compartilhamento de ideias e muito mais.


O Miro


O Miro é uma ferramenta colaborativa que combina elementos de quadro branco virtual, planejamento visual, diagramação, brainstorming e colaboração em tempo real.




Quando se trata de produtos digitais, estamos falando de mais do que uma ferramenta, mas de ter o ouro nas mãos para criar, testar, documentar e visualizar todas as ferramentas utilizadas durante o ciclo de vida de um produto.


Com uma interface intuitiva e amigável, o Miro permite que equipes de qualquer tamanho e em qualquer lugar do mundo colaborem de forma eficiente e produtiva.


Vamos conhecer alguns recursos do Miro:

  1. Quadros Virtuais: O Miro oferece um espaço virtual ilimitado para criar e organizar conteúdos de forma visual. Os usuários podem adicionar notas, desenhos, imagens, arquivos, vídeos e muito mais, tornando-o ideal para brainstorming, mapeamento de processos, criação de wireframes, canvas e protótipos, entre outros.

  2. Colaboração em Tempo Real: Com o Miro, várias pessoas podem trabalhar simultaneamente no mesmo quadro, permitindo a colaboração instantânea e a troca de ideias em tempo real. Os participantes podem fazer anotações, comentários e interagir diretamente no quadro, promovendo uma comunicação eficiente.

  3. Facilidade de Compartilhamento: O Miro permite compartilhar facilmente os quadros com membros da equipe, clientes ou qualquer pessoa que precise ter acesso ao conteúdo. Os usuários podem definir permissões de visualização e edição para garantir a segurança dos dados e a privacidade das informações.

  4. Integrações e Automatizações: O Miro oferece integrações com diversas ferramentas populares, como Jira, Trello, Slack e Google Drive, facilitando a sincronização de projetos, a importação e exportação de dados, bem como a automação de fluxos de trabalho.

E não para por ai, o Miro conta com uma biblioteca que contém mais de 50 templates prontos e pensados especialmente para designers e pessoas que trabalham com produtos.



Benefícios dos templates Pré-prontos do Miro:

  • Economia de Tempo: Com os templates pré-prontos, você não precisa começar do zero. Eles fornecem uma estrutura clara e organizada, economizando tempo precioso na criação de layouts e estruturas. Basta selecionar o template adequado ao seu objetivo e personalizá-lo conforme necessário.

  • Consistência Visual: Os templates do Miro seguem boas práticas de design e layout, garantindo uma aparência profissional e consistente em todos os projetos. Isso permite que o time transmita as informações de forma clara.

  • Melhores Práticas Incorporadas: Os templates pré-prontos do Miro são criados com base em melhores práticas e metodologias comprovadas. Ao utilizá-los, você terá acesso a estruturas e fluxos de trabalho já testados e validados, o que pode aumentar a eficácia e os resultados do seu trabalho.

  • Adaptabilidade e Personalização: Embora os templates sejam uma ótima maneira de começar, eles também podem ser facilmente adaptados e personalizados para atender às necessidades específicas do seu projeto.

Como usar os templates pré-prontos do Miro:

  1. Acesse a Biblioteca de Templates: No Miro, navegue pela biblioteca de templates pré-prontos. Explore as categorias e tipos de modelos disponíveis.

  2. Selecione um Template: Escolha o template que melhor se adequa ao seu projeto ou objetivo. Clique para visualizá-lo em detalhes.

  3. Importe e Personalize: Importe o template para o seu quadro e personalize-o de acordo com suas necessidades. Adicione conteúdo, ajuste a estrutura e faça as adaptações necessárias.

Os templates pré-prontos do Miro são uma ferramenta poderosa para simplificar fluxos de trabalho, economizar tempo e aumentar a produtividade.


Mas não para por aí, o Miro ainda conta com o Miroverse, é um ecossistema de conteúdo criado pela comunidade global do Miro.


Ele é composto por uma extensa biblioteca de modelos prontos para uso, criados por especialistas em diversas áreas, como design thinking, gestão de projetos, facilitação de workshops, mapas mentais, diagramas e muito mais.



Principais características do Miroverse:

  • Modelos prontos para uso: O Miroverse oferece uma ampla seleção de modelos pré-criados que podem ser usados como ponto de partida para várias atividades colaborativas. Esses modelos abrangem desde frameworks estratégicos, como o Lean Inception, oficial do mestre Paulo Caroli, até fluxos de trabalho específicos, como mapas de jornada do usuário.

  • Comunidade e Colaboração: O Miroverse promove uma comunidade ativa, onde os usuários podem compartilhar seus próprios modelos e colaborar com outros profissionais. Essa troca de conhecimento e experiência permite que a comunidade cresça e se beneficie do trabalho coletivo.

  • Atualizações e Novos Recursos: O Miroverse é constantemente atualizado com novos modelos e recursos. Isso significa que os usuários têm acesso a conteúdo atualizado e relevante, além de novas funcionalidades que podem ampliar ainda mais as possibilidades de colaboração e produtividade.

  • Personalização e Adaptabilidade: Os modelos do Miroverse são altamente personalizáveis, permitindo que sejam adaptados de acordo com suas necessidades específicas.

Como usar o Miroverse:

  1. Acesse o Miroverse: Navegue pela biblioteca de modelos disponíveis e explore as diferentes categorias e tipos de conteúdo.

  2. Selecione um Modelo: Escolha um modelo que atenda às suas necessidades e objetivos e clique para visualizá-lo em detalhes.

  3. Importe e Personalize: Importe o modelo para o seu quadro e personalize-o de acordo com suas preferências.

  4. Colabore e Compartilhe: Com o modelo personalizado, convide membros da equipe para colaborar no quadro.

O Miroverse é uma valiosa extensão do Miro, fornecendo à comunidade uma ampla gama de recursos colaborativos prontos para uso. Com a sua ajuda, as equipes podem economizar tempo, alinhar ideias e ampliar a produtividade, tornando o processo de colaboração ainda mais eficiente.


Utilizando dessas ferramentas no seu dia a dia de produteiro, você e seu time poderão se beneficiar dos diversos recursos disponíveis e melhorar a comunicação, a criatividade e aumentar a produtividade.


Que tal experimentar o Miro e descobrir no detalhe como ele pode transformar a maneira como você trabalha colaborativamente seus produtos?


Se você já usa o Miro, conta aqui nos comentários como ele te ajuda no dia a dia na gestão dos seus produtos digitais, e ajude a enriquecer ainda mais esse conteúdo.


Até =)

91 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page