top of page

O poder do Mapa Mental em produto

Me conta uma coisa, você sabe dizer assim de bate pronto o que não pode faltar na malinha de ferramentas de todo bom produteiro?


Humm se você respondeu mapa mental então posso te dar nota 10 e dizer que está no caminho certo para a compreensão do poder do Mapa Mental em produto!


Isso tudo graças a competência que um mapeamento mental pode representar quando estamos no processo de ideação de um novo produto.


E se você quer entender o conceito e a utilidade do mapa mental, bem como aprender a usá-lo de forma super eficiente, arrasta para o lado que eu te conto!


O que é Mapa Mental?


Mapa mental é uma ferramenta pensada e elaborada para auxiliar nos processos de organização e visualização de informações que permite representar ideias, conceitos e relações de forma gráfica.


É também uma forma de estruturar informações de maneira não linear, usando palavras-chave, imagens, símbolos e núcleos para expressar conceitos e relacionamentos.


Os mapas mentais são geralmente criados a partir de um tópico central, que é colocado no centro de uma página em branco.


A partir daí, são adicionadas ramificações com sub-tópicos, ideias, exemplos, argumentos e outras informações relevantes.


Essas ramificações podem se ramificar ainda mais, criando uma estrutura hierárquica de informações.


Eles são uma forma eficaz de resumir e organizar informações, facilitando a memorização e a compreensão de conceitos complexos.

Veja a representação desse Mapa Mental, pois vai te ajudar a entender como funciona um mapa mental na prática:


Um mapa mental é muito útil para as equipes de produto pois a partir da representação visual é possível organizar e tangibilizar o pensamento de forma mais concreta.


Por que usar o Mapa Mental?


Agora que você já ganhou intimidade com o conceito eu quero trazer porque usar um Mapa Mental é tão importante nos processos de discovery de produto.


Vou marcar aqui três motivos pelos quais um Mapa Mental é útil:


Motivo 1 - Para te mostrar a visão da experiência do usuário:


Ao projetar um produto os profissionais muitas vezes podem ficar atentos aos detalhes, tais como a cor de um botão ou ao local onde expor determinada informação.


No entanto o profissional pode acabar se esquecendo em meio a tantos detalhes, de olhar para o todo.


Um Mapa Mental trará uma visão ampla, tal como o propósito do produto e a experiência que ele pretende oferecer ao usuário.


Motivo 2: Para que você possa representar visualmente uma ideia:


Colocar uma ideia em palavras é conceituar, mas desenhar essa mesma ideia vai trazer o conceito para a parte prática, facilitar a visualização, simplificar a comunicação e agilizar os processos de desenvolvimento entre os times.


Motivo 3: Para facilitar os processos do design:


Ideias e desenvolvimento de produtos são flexíveis e podem mudar ao longo do processo, não é mesmo?


E se você precisa mudar, transformar ou adequar o seu produto, saiba que a partir do Mapa Mental as mudanças serão muito mais simples de fazer!


Saiba o melhor momento de usar o Mapa Mental em produto


Você pode utilizar e se beneficiar do poder do Mapa Mental em todas as fases de um produto, mas existem momentos em que a utilização dessa ferramenta pode ser ainda mais eficaz, acompanhe:

  • Apresentar uma ideia: Você pode utilizar um Mapa Mental para explicar o conceito da sua ideia original, um aspecto ou um detalhe do processo.

  • Registrar os aspectos da ideia: Com um Mapa Mental em mãos você terá uma espécie de documento que representará o registro de todo as etapas do produto. De tempos em tempos esse documento pode ser revisto e atualizado para conhecimento de todos.

  • Discutir ideias: Para desenvolvedores de produtos o debate de ideias é algo super importante de acontecer, pois o produto necessita de muitas pessoas envolvidas. No Mapa Mental diversos profissionais podem ser chamadas a participar e a contribuir com o desenvolvimento do produto de forma ágil para a soluções de problemas.

Até aqui você está acompanhando?


Então que tal aprender a criar um Mapa Mental?


Olha, eu posso afirmar com convicção que criar um Mapa Mental é algo bastante simples de fazer.


Isso porque um Mapa Mental funciona com hierarquia e com objetividade, lembrando um modelo de árvore (como mostrei no gráfico acima). O elemento central é a sua raiz e as ramificações podem ser infinitas.


Aqui vou focar no Mapa Mental que irá representar a experiência do usuário do produto.


Esse modelo vai te ajudar a compreender todos os caminhos que o seu usuário percorre, mostrar dificuldades e oferecer soluções.


Veja agora o passo a passo para criar o seu Mapa Mental em produto:

  1. Defina o ponto principal;

  2. Determine as fases;

  3. Faça uma lista das necessidades do usuário;

  4. Contemple todas as ideias e os erros;

  5. Destaque os pontos importantes.

Leia e releia o seu Mapa Mental, tenha ele como bússola para teste, aprimoramento e uso do seu produto!


E então, conseguiu compreender o poder do Mapa Mental em produto?

Conta pra mim se você costuma usar essa ferramenta!


91 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page