O que é Deploy?

Atualizado: 15 de jan.

Antes de começar esse artigo, me permita fazer uma pergunta: você sabe o que é Deploy?


O Deploy é conhecido entre os programadores e desenvolvedores como a hora em que tudo pode dar errado; já que é nesse momento em que saberemos se o que acabamos de desenvolver funciona apenas para nós ou se funcionará para todos. No entanto, o Deploy também é um momento determinante para o sucesso do desenvolvimento, uma vez que é nele que conseguiremos mostrar a todos o trabalho desenvolvido.


Já deu para perceber que o Deploy é um momento crucial não é mesmo? Mas o que é Deploy? É isso que vamos entender a partir de agora. E aí, vamos “deployar"?



O que é Deploy?




Deploy é uma palavra em inglês que sua tradução significa implantar. Na prática é a colocação de uma aplicação no ar. Ou seja, resumidamente, “deployar” é disponibilizar a aplicação para uso, seja em um ambiente de desenvolvimento, de teste ou de produção.


Para ficar mais claro o que é Deploy, vamos ver o momento em que ele acontece. Vamos começar pensando no ciclo de desenvolvimento de um Software.


As fases de desenvolvimento de um Software, o Software Development Life Cycle, acontece na seguinte ordem:


  1. Planejamento de como será determinada função do seu software;

  2. Criação da interface dessa funcionalidade;

  3. Realização de todos os testes necessários; Quando tudo estiver pronto, no quarto passo acontece o Deploy:

  4. O código pode ser disponibilizado para que outras pessoas o usem (“deployar");

  5. Manutenção do sistema e formação do ciclo de planejamento de novas funcionalidades.


Entenda mais sobre o que é Deploy


Uma vez que o código já foi desenvolvido e finalizado, começa a fase que chamamos de Deploy, que é o momento em que o código pode ser disponibilizado para que outras pessoas o usem. No entanto, não basta simplesmente pegar o código e colocar em um servidor e pronto, os usuários já poderão começar a usar.


Depois que o código é disponibilizado para que outros usem, ainda existem algumas etapas, como o cuidado com o ambiente em que um Deploy deve ser feito e as fases que a aplicação deve passar antes de chegar no usuário final. Aqui estamos falando do ambiente de desenvolvimento, dos testes e da produção.


Passo a passo básico de como fazer um Deploy


Ao pensar em um processo de Deploy, é preciso considerar alguns passos básicos, como, por exemplo:

  1. Criar o seu projeto Para fazer um Deploy nós precisamos ter o quê deployar, é preciso desenvolver o projeto para ter um código para disponibilizar. Então, crie o seu projeto.

  2. Definição do ambiente do seu produto ou aplicação Aqui estamos falando da infraestrutura que pode ser um pequeno servidor, serviço de hospedagem, e outras plataformas que suportem deployar o seu código.

  3. Domínio Que nada mais é que escolher, definir e comprar um domínio.

  4. Fazer a configuração do ambiente de hospedagem Essa é a etapa para fazer a instalação do banco de dados e outros serviços, fazer os ajustes das configurações.

  5. Otimização de processos Esse é o momento de fazer a aprimoração. Tudo o que puder ser aprimorado deve ser feito nessa etapa.

  6. Conclusão Se você seguiu todos os passos anteriores deste passo a passo, agora é hora de fazer o teste do funcionamento, quem sabe fazer alguma alteração no código e então subir ele para a produção.

Dito isso, já podemos finalizar o nosso artigo sobre o que é Deploy, mas, antes de finalizar, acho que será legal saber que existem muitas ferramentas disponíveis e que podem ser usadas em cada uma dessas etapas para facilitar e nos ajudar nesse momento tão crucial (será que vai dar tudo errado, ou vai dar tudo certo?). Porém, vale ficar atento às ferramentas que usaremos, pois como tudo na vida, elas têm suas vantagens e desvantagens.


Agora sim, finalizamos esse assunto.


Até o próximo assunto!


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

60 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube