top of page

O que é uma User Story INTRUDER?

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Você já ouviu falar sobre um intruso? Ou, no caso das User Storys INTRUDER? Vamos falar sobre isso?


Dentro do framework SCRUM, precisamos estar atentos a dois pontos: ao Gerenciamento de Projetos e ao Gerenciamento de Mudanças no projeto.


Gerenciamento e projetos: acompanhamento das tarefas e seus desenvolvimentos de forma atender ao desejado e chegar ao objetivo.

Gerenciamento de Mudanças: gerir as mudanças que surgem ao longo do desenvolvimento do projeto para que elas não interfiram no andamento, nos prazos e/ou nos objetivos traçados.

Mas, prô, nós não íamos falar sobre User Story INTRUDER? Por que estamos falando de gerenciamento de mudanças? Calma que já vamos entender isso.



User Story INTRUDER



Quando pensamos em desenvolvimento de produtos dentro do SCRUM, logo nos lembramos da user story, afinal, ela é uma parte fundamental para o desenvolvimento do produto/projeto. Certo? Então.


Assim, sempre que vamos desenvolver um produto/projeto usando esse framework, precisamos:


  1. Criar a user story

  2. Detalhá-la

  3. Priorizar o Backlog

  4. Escolher as melhores ferramentas de gerenciamento de projetos e métricas

  5. Seguir o planejamento para entregar um produto de valor dentro do TIME BOX estipulado para a Sprint.


Vale lembrar que o gerenciamento de projetos inclui a estimativa de esforço.


Mas, para entender melhor o conceito de User Storys INTRUDER vamos imaginar o desenvolvimento de um projeto.


Imagine que estamos em um projeto para fazer um litro de suco de laranja e temos uma jarra com capacidade para fazer exatamente um litro de suco; então durante o gerenciamento de projeto estabelecemos as quantidades de água, polpa e açúcar necessárias e suficientes para fazer exatamente um litro de suco como proposto.


Agora imagine que na hora de fazer o suco alguém nos pedi para acrescentarmos um pouco de abacaxi. Ao acrescentarmos o abacaxi teremos exatamente um litro de suco? Não. Não teremos. Para acrescentar o abacaxi e permanecer fazendo exatamente um litro de suco como planejado, precisaremos alterar as medidas dos outros ingredientes, caso contrário, ao colocar o suco de laranja na jarra de um litro e acrescentar o abacaxi, iremos exceder a quantidade e derramará, certo? É isso que é uma User Story INTRUDER. Consegue perceber?


Vejamos então:


● O gerenciamento de projetos é fazer um litro de suco de laranja usando a quantidade planejada.


● User Story INTRUDER é o abacaxi que está fora do planejamento.


● O Gerenciamento de mudança é assimilar a entrada do abacaxi e fazer a mudança necessária na receita para que não exceda o planejamento.



User story INTRUDER: Explicando o INTRUDER na Sprint


Como já sabemos, INTRUDER, em sua tradução literal quer dizer INTRUSO, que aplicado ao conceito de user story, passa a ser user story INTRUDER, e quer dizer: história do usuário não planejada. E para explicar a user story INTRUDER de forma sintetizada, teremos que partir do que já sabemos sobre o SCRUM.


O SCRUM prega que precisamos estar abertos a mudanças, e que o BACKLOG pode e deve mudar constantemente. Porém, essa mudança deve acontecer de uma sprint para outra. Ou seja, sempre de um ciclo de 2, 3 ou até 4 semanas.


E ainda falando de mudanças, o mesmo SCRUM deixa claro que depois que o Time atinge um determinado número de pontos que cabe dentro da sua capacidade de desenvolvimento (depois da sprint planning), tudo o que entra é considerado User Story INTRUDER.


E o problema da User Story INTRUDER é que ela pode prejudicar o time, exceder o prazo, atrapalhar o desenvolvimento e andamento do Time e do projeto e, inclusive, ir contra um dos valores do SCRUM: o foco. É por isso que sempre que surge uma user story INTRUDER, ela precisa ser negociada com o time. É o que chamamos de gerenciamento de mudança. Deu para entender?


Para finalizar, quero deixar uma dica que também é um alerta: Vai mudar algo no produto? Então será preciso definir e entender, completamente e perfeitamente a mudança necessária antes de comprometer o Time. Idealmente, planejando essa mudança para a próxima Sprint.


Até o próximo tema pessoal!


325 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page