top of page

Quem Participa de uma Lean Inception?

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Seja bem-vindo ao segundo texto sobre Lean Inception. Eu sou a professora Bruna Fonseca e sou especialista na criação de produtos digitais e SCRUM. Como combinamos no artigo anterior, nessa segunda parte do tema vamos entender ‘Quem Participa de uma Lean Inception’.


Ou seja, chegou a hora de nós entendermos quem vai participar do Lean Inception. Se eu te fizer essa pergunta agora, você saberia me responder? Vamos descobrir agora se você acertou.


Lean Inception

Quem participa de uma Lean Inception?


Como eu expliquei no artigo passado, a Lean Inception muitas vezes é um tipo de workshop colaborativo. Em que podem ser envolvidos os stakeholders, e os desenvolvedores, scrum masters, gerentes de projetos, product owners e UX designers, enfim, o time do produto.


Quem participa de uma Lean Inception?

O ideal, e o “legal”, é que estejam participando desse workshop colaborativo, especialistas de diferentes áreas.


Quem participa de uma Lean Inception?

Pessoas com a mesma atuação que a minha: os agilistas. Esse profissional ficará responsável por conduzir o processo e todas as atividades realizadas com os presentes.


Vale dizer que além de pensar em quem participa de uma Lean Inception, é preciso pensar em quantas pessoas participarão da Lean Inception, o número de participantes deve estar entre 10 e 30 pessoas.


A Lean Inception dura cerca de 5 dias e tem como resultado o mapeamento do MVP, isso porque nela acontece uma sequência de atividades standard.


Resumo do roteiro de uma Lean Inception


  • Primeiro dia: Apresentação, kick-off, visão do produto e objetivos;

  • Segundo dia: Personas e descoberta de features (construção e definição das personas para as quais os produtos serão úteis. É onde acontece a criação do mapa da empatia que está ligada a como o produto pode solucionar problemas;

  • Terceiro dia: Nivelamento de features, nivelamento por valor, esforço e UX, além de grau de incerteza e técnica e concordância de negócio (as features criadas no segundo dia, serão discutidas);

  • Quarto dia: Jornadas do usuário e sequenciador de features (descrever os passos do usuário para alcançar seus objetivos);

  • Quinto dia: Canvas MVP e showcase (preenchido o MVP Canvas, o instrumento que validará as ideias sobre o produto).

Bom, chegamos ao final do nosso tema. Descubra tudo sobre o Lean Inception.

Se você não leu o primeiro artigo, super recomendo, leia aqui. Mas, se você leu os dois artigos e ainda sente que precisa de mais conteúdo, acesse: https://www.brunafonseca.pro.br/curso e obtenha mais conteúdo!


124 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page