top of page

Entenda agora tudo sobre o método Lean Inception

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Para abordar esse tema, a primeira coisa que preciso que você entenda, é que ter uma ideia e começar a anotar códigos, não é o suficiente para a criação de um produto. E é neste ponto que entra a necessidade de conhecer na prática, tudo sobre Lean Inception.


Antes de começar a falar sobre o que é Lean Inception, preciso dizer que o conteúdo desse site não é pautado em jogar/mostrar todo o meu conhecimento e te deixar perdido em meio a tantas informações. A intenção é que você entenda e aprenda o conteúdo que apresento aqui, para que, se ainda assim, depois de absorver o conteúdo explicativo do meu site, você perceber que precisará de um apoio maior, você possa recorrer ao meu curso: Produtos Digitais & SCRUM - do Problema ao Produto.


Agora vamos entender tudo sobre Lean Inception.


Tudo sobre Lean Inception


O método Lean Inception foi criado por Paul Caroli (consultor da ThoughtWorks), com o objetivo de obtenção do MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo produto viável). O método Lean Inception, tem a resposta para uma pergunta fundamental: ‘Como conseguir um projeto consistente no mínimo de tempo possível?’


Então, respondendo de forma simples o que é Lean Inception, fica assim: Lean Inception é um método que foi desenvolvido pensando em como alinhar pessoas no processo de construção do produto certo. Usado para auxiliar na produção de um produto enxuto!


Para abordar de forma mais clara o tema (tudo sobre Lean Inception), vamos dividi-lo em duas partes. Nessa primeira parte nós já entendemos o que é Lean Inception e agora vamos ver como funciona o Lean Inception na prática. Na segunda parte vamos entender melhor como funciona o método Lean Inception dentro da equipe. Certo?


Executando o Lean Inception

Continuando:


O que é Lean Inception na prática?


Se você quer saber tudo sobre Lean InceptionLean Inception, você perecisa ficar muito atento a essa parte do conteúdo. O Lean Inception é uma espécie de workshop coletivo que tem a intenção de fazer o alinhamento dos aspectos fundamentais entre as áreas de negócio e técnicas sobre um produto.


No Lean Inception é definido as funcionalidades que determinam o produto como um produto viável. Ou seja, vale a pena ser trabalhado. E dessa forma trabalha-se apenas o produto capaz de gerar negócios e valor para seus usuários; e assim, por meio do método Lean Inception é possível reduzir a perda de tempo e de recursos.


O ideal é que o método Lean Inception seja aplicado no início do projeto, quando existe apenas o esboço de produto em mente. Isso é, quando estiverem sendo definidos pontos como:

  • Quem serão os usuários;

  • Qual será a jornada do usuário até o produto;

  • Quais devem ser as funcionalidades do produto;

  • E a agenda das entregas.

Esse é um método que pode ser aplicado tanto em projetos grandes quanto em projetos menores; em grandes empresas ou até mesmo em startups. Já que é uma forma de alinhar todos os envolvidos em torno de uma mesma visão de negócio. Isso é muito importante!


Dica importante: Sobre a importância de todos os envolvidos estarem alinhados para o mesmo objetivo, você pode compreender melhor, no artigo sobre as ‘5 dicas de como aplicar os valores SCRUM’. Se você está interessado em saber tudo sobre Lean Inception, é essencial que você conheça o SCRUM. Nesse artigo sugerido, você vai entender os principais pontos do caminho para o sucesso do seu projeto.


Caso tenha alguma dúvida, deixa aqui nos comentários. E te espero no próximo artigo.


73 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page