Refinamento ou Grooming? As polêmicas sobre o termo Grooming

Atualizado: 13 de jan.

No artigo de hoje vamos falar sobre um assunto polêmico, mas extremamente necessário dentro da comunidade ágile: O Refinamento ou Grooming.


Há algum tempo, dentro do Scrum era usado o termo Grooming. Porém esse termo vem sendo repudiado por causa do seu uso comum em outras áreas. Não entendeu? Vou explicar.


Grooming


O termo Grooming, pertence a língua inglesa e é utilizado para situações que não agregam em nada para a comunidade agilista. Por exemplo, o Grooming é utilizado, diante da lei, para representar crimes de aliciamentos. E estamos falando dos piores aliciamentos: Aliciamentos de crianças e também crimes ligados a pedofilia.


Se você quiser pesquisar um pouco para entender a gravidade do uso desse termo, e entender a polêmica entre Refinamento ou Grooming, você pode pesquisar na internet por “online grooming” ou “cyber-grooming” (trata-se de crimes virtuais praticados contra crianças).


Portanto, foi uma escolha da comunidade de Agile do Mundo, para evitar confusões e constrangimentos, deixar de usar esse termo no campo da agilidade.

Aqui no Brasil, nós da comunidade ágil também estamos deixando de usar o termo Grooming, já que é preciso ter todo cuidado durante os projetos, para evitar qualquer tipo de constrangimento.


No entanto, ao tratar-se de trabalhos com times internacionais, o cuidado deve ser ainda maior. E essa, inclusive, fica sendo a minha recomendação: para lidar com profissionais estrangeiros em qualquer área, evite esse termo - Escolha outro.


Ainda falando sobre a comunidade ágile brasileira, a sugestão de não usar como referência o termo Grooming, se dá de forma muito veemente porque apesar de ser uma palavra inglesa, no Brasil já existem referências de crimes de pedofilia e aliciamento de crianças com o uso do termo Grooming.


Deu para entender qual é a polêmica?

Pois, bem. Ao deixar de fazer uso desse termo, a comunidade ágil precisou de outro termo em substituição, certo? Certo. E é aí que entra o Refinamento. Ficou definido que em substituição ao Grooming, a comunidade ágil passaria a usar o termo Refinamento/Refinament.


  • Refinamento para a comunidade ágil do Brasil

  • Refinament para a comunidade ágil internacional.

E aí? Conseguiu entender? É Refinamento ou Grooming,?


Refinamento ou Grooming?

Vale dizer que os termos mudaram, mas as práticas de preparação do backlog do produto são as mesmas do antigo Grooming.


E agora que você entendeu que o termo Grooming não deve mais ser aplicado por causa do seu uso comum em se tratando de crimes (horríveis), você deve estar se perguntando qual é a tradução literal desse termo tão polêmico, certo? Por incrível que pareça, a tradução literal dessa palavra tem um significado muito bom para o desenvolvimento de projetos. É uma pena não poder mais ser usado. Confira:

  • Grooming quer dizer preparação, e no Scrum era utilizado e falado por aqueles profissionais que trabalhavam com os Métodos Ágeis.

O Grooming, agora, mais adequadamente conhecido como refinamento, nada mais é que o detalhamento para entender mais profundamente o produto e o desenvolvimento. E além de priorizar e manter o backlog do produto vivo, ele é o responsável por adicionar características e estimar.


Mas, e na prática, o que é o Refinamento ou Grooming,?


Em síntese o Refinamento X Grooming nada mais é que o momento específico em que se iniciam os preparativos para o próximo sprint ou release.


E aí, gostou de entender um pouco mais sobre o Refinamento X Grooming? Se gostou, não deixe de me seguir nas redes sociais e ler os outros artigos aqui do site.


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

39 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube