Scrum: Entendendo o Release

Atualizado: 14 de jan.

Vamos iniciar o artigo de hoje direto com o conceito das Releases, e para isso precisamos entender coisas como: o objetivo, quando acontece e quando é sua saída incremental.

  • Objetivo: entregar os incrementos dos produtos gerados para serem utilizados.

  • Quando acontece: frequentemente, quando já se produziu o valor suficiente para ser utilizado.

  • Saída Incremental: Produto utilizável e em funcionamento.

Nos aprofundando mais, podemos dizer que no Scrum, o Release do Produto é a entrega de um ou mais Incrementos do Produto, que está sendo desenvolvido pelo Time Scrum, em uma ou mais Sprints. Vale reforçar que no Scrum os projetos demandam a realização de Releases frequentes, que devem ter intervalos de poucos Sprints entre uma Releases e outra.



Existem 3 objetivos principais dos Releases realizados ao longo do projeto, e são:

  • Obter feedback frequentemente;

  • Prover retorno ao investimento dos clientes;

  • Dar um senso de progresso a eles.


Scrum: Como é a Release do Produto


A Release de produto no Scrum tem duas estratégias: quando e em qual frequência serão realizadas e, também, quem irá receber as Releases.


As Releases podem ser classificadas em Releases por valor, por Sprint e por plano.

  • Por Valor

A Release Por Valor é realizada quando o Product Owner julgar que os Incrementos do Produto desenvolvido pelo Time Scrum, nas Sprints, já apresentam valor de negócio suficiente para a entrega.


  • Por Sprint

É a Release que acontece ao final de cada Sprint. Elas ajudam os envolvidos (clientes, Time Scrum, Scrum Master, PO) a entenderem o que será recebido e quando será recebido.


Lembrando que a Release em cada Sprint é extremamente Ágil, e normalmente aplicado quando assumimos Sprints mais longas, de 3 a 4 semanas. Nesse modelo têm-se a capacidade de antecipar o feedback dos usuários sobre o que já está pronto, e aumentar as chances de aprimoramento do produto.


  • Por Plano

A Release por Plano, acontece quando se cria um plano de desenvolvimento de alto nível, tratando do que será desenvolvido. Quando há a necessidade desse plano, é realizada uma reunião de Release Planning para cada Release.


Na reunião de Release Planning é desenvolvido o plano/planejamento, onde são estipulados as datas, as metas e o conjunto de itens Product Backlog.


Nesse caso muito utilizado, quando aplicado no modelo de Squads e com o Ágil Escalado.


A Reunião de Release Planning


Existem dois tipos de cenários diferentes para uma reunião de Release Planning:

  1. Quando é estabelecida a data para a Release, mas não se sabe qual é a meta a ser alcançada (nesse cenário existe a necessidade de uma entrega até uma determinada data).

  2. Quando há a necessidade de negócios/metas a serem alcançadas (nesse cenário tenta-se, entender se será possível alcançar a meta e quando será possível junto com o Time).

Quero reforçar que nos dois cenários, devem ser estimados itens suficientes do Product Backlog em refinamento com o Time, pois só assim será possível realizar o planejamento. “Tá”?!


E, para finalizarmos, quero esclarecer um fato muito importante sobre o nosso tempo: só é possível se determinar um plano de desenvolvimento, depois de ter estabelecido as datas da Release, os dados do Product Backlog, o tamanho da Sprint e ter considerado a capacidade do Time de desenvolvimento.


Se você se interessa pelo tema e quer saber como aplicar o SCRUM, transformar sua carreira, aumentar o valor de mercado da sua empresa e ser um profissional que entrega resultados de alto valor e performance, clique aqui Scrum Training e saiba mais sobre esse framework que é tendência mundial.


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

1.525 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube