top of page

Tradicional X Ágil: Não é competição!

Tradicional x Ágil. Entenda os problemas de pensamentos equivocados como este!


O Scrum já é o Framework mais usado no mundo, o que mostra que a gestão ágil está cada vez mais em alta, já sendo usada em mais de 60% dos projetos, devido a sua eficiência em entregar resultados e aprimorar processos.

Esses fatores têm superaquecido o mercado. São centenas de vagas sendo publicadas todos os meses. Mas, confesso que isso não me tranquiliza nenhum pouco. Aliás, me deixa cada vez mais preocupada. E eu te conto porque na sequência da leitura.

Tradicional X Ágil: Não é competição!

Quanto mais estudo e me especializo no setor, mas vejo que pensamentos equivocados sobre a transição do tradicional para o ágil estão dificultando e atrapalhando o sucesso dos projetos.

Por aí existem tantos que se dizem especialistas em ágil, mas que não sabem o principal: entender o melhor momento para usar metodologias e Frameworks, como o Scrum e o Kanban, por exemplo.

Por essa razão, no conteúdo anterior, quis falar sobre profissionais que estão realmente prontos para assumirem papéis importantes na agilidade. Porém, ao fazer isso percebi que também é preciso falar sobre as empresas que não têm nenhuma base para rodar o ágil e que demandam um aculturamento.


Que por não saberem identificar o seu momento e o que funciona ou não, acabam levando para seus times uma competição sem vitoriosos que só desgasta. É o caso do pensamento ‘Tradicional x Ágil’, por exemplo, uma competição que não existe.

Não pode haver em uma empresa a competição entre um e outro; isso seria o mesmo que trabalhar com os dois modelos de gestão em simultâneo, tentando entender qual é o melhor, sendo esse o “famoso” modelo híbrido de gestão, que já sabemos: não funciona.

Dito isso, já quero pegar o gancho para falar de outra competição que não deveria existir:

Framework X Metodologias


Estive em um podcast recentemente (Podcast QUINTO DIA ÚTIL da Carreira Muller) e falei sobre a falta de tato dos profissionais, no momento de identificar a melhor estratégia de ação para o desenvolvimento de um projeto em uma empresa com um determinado perfil. E aqui deixo o convite para assistir ao PODCAST, e também quero reforçar aqui:


Pensar no modelo de gestão é fundamental para ter uma empresa com entregas de valor e resultados potencializados. Por isso é importante saber que não podemos simplesmente inserir uma metodologia ou framework a fórceps. Precisa ser definido o modelo de gestão (ágil ou tradicional) que mais atende ao perfil da empresa, pois sim, têm projetos e modelos de negócios que vão funcionar melhor com a gestão tradicional e está tudo bem. Assim como também existem momentos em que o melhor será usar um framework e outros em que o melhor será usar uma metodologia. Eu, por exemplo, sou especialista no Framework Scrum (amo trabalhar com ele, já apliquei até no meu casamento). Porém, sei que há projetos em que o KANBAN funciona melhor, como, por exemplo, nos squads de suporte N1 ou em projetos que não cabem ágil como é o caso da Engenharia Civil. Moral da história: é importante não forçar e entender que nem tudo precisa ser um conflito ou uma competição. Não é sobre provar que um é melhor que o outro, mas sobre ter capacitação e maturidade profissional suficiente para entender qual funciona melhor para determinado projeto e para a realidade atual da empresa. É sobre não se comportar como uma criança que fala que não gosta de beterraba, mas nunca experimentou tal. Ou seja, o mais importante nesse contexto é testar. Não vale dizer que não gosta de uma metodologia ou um framework sem testar. Saca?

Conclusão

Sendo assim, te faço uma proposta de trabalharmos juntos a favor dos seus projetos e da sua empresa. Que tal entendermos juntos o momento da sua empresa e qual o melhor modelo de gestão de projetos para ela? Se o melhor é o modelo de gestão ágil e o SCRUM, tenha certeza de que posso te ajudar a melhorar os resultados e potencializar suas entregas realizando um ótimo plano de implementação. O que acha? Vamos tentar? Caso essa ideia te interesse, não tente implementar sozinho para não ter problemas com os projetos que já estão em andamento e não crie conflitos entre os integrantes do time. Conte comigo! Analise o convite e mantenha em mente que estou aqui para ajudá-lo com aculturamento e educação corporativa! Vamos fazer essa parceria? Fale diretamente comigo por aqui. Até já! Leia também: Vamos falar sobre a Educação Corporativa na agilidade?


26 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page