top of page

Você sabe o que é Currículo Lattes? Entenda essa conquista

Descubra como conquistei e que todos os profissionais que são ou querem se tornar professor precisam saber, mas a maioria não sabe. Confira!

O meu Currículo Lattes


Você sabia que todo professor de ensino superior precisa ter um Currículo Lattes? Pois é. Como professora eu precisei entender e aprender como se faz isso.


E para você também entender, vou trazer aqui a definição da própria plataforma sobre o CV Lattes e deixar o link de apresentação do meu.


A Plataforma Lattes é um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo qual integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.



Como conquistei o meu Currículo Lattes


Para ter um Currículo Lattes, precisei dedicar algumas horas dos meus dias, e até mesmo alguns momentos pessoais, à coisas que pareciam simples e que muitos podem considerar não valiosas. Ou seja, pequenas conquistas.


Isso porque o CV Lattes é a soma de todas as participações acadêmicas de um professor. Nele consta:

  • Onde o professor já deu aulas;

  • Quais foram as contribuições dele;

  • Todas as suas publicações;

  • Todas as participações acadêmicas;

  • Todas as produções de conteúdos;

  • Todas as orientações de TCC;

  • Todas as aulas ministradas, entre outros.

Ou seja, em resumo, trata-se de um currículo acadêmico. Desta forma, clicando no meu CV Lattes, você consegue ter acesso a todas as vertentes da minha carreira, desde professora conteudista até professora convidada para dar aulas.


Todas essas coisas, ditas assim, de forma avulsa, podem parecer pequenas. Mas quando somadas, compõem o que muitos chamam de profissional competente, ou, carreira consolidada. E é claro que não para por aí. Ainda almejo conquistar muitas outras coisas na minha como docente, por exemplo, já está programado para 2023 o meu mestrado; e essa será mais uma conquista para o meu portfólio acadêmico, e para o meu Currículo Lattes. E que venham muito mais!



A verdade que todo professor precisa saber


Você sabia que eu já orientei mais 10 artigos científicos de conclusão de curso? Uma pequena conquista, somada a outra e outra… e juntas formam a minha grande conquista, que não é apenas ter um Currículo Lattes completo, mas ser uma profissional capacitada para fazer o que me proponho dentro e fora do ambiente acadêmico, agregando valor às instituições, empresas e aos meus alunos que confiam em mim.


E essas pequenas conquistas nos levam à verdade que todo professor precisa saber: pequenas e grandes conquistas devem ser valorizadas e comemoradas sempre que se concretizarem.


Infelizmente essa é uma lição muito importante, mas que a maioria dos professores ou profissionais que querem se tornar um não compreendem. Ser professor não é “glamour”, não é só entrar em sala de aula e ler slide. É preparar o material, manter atualizado, pensar em exercícios que agreguem conhecimento prático, é estudar metodologias de ensino, corrigir trabalho, lançar presença, nota, dar atendimentos individuais. E, digo mais, até chegar nesse estágio, muita palestra e contribuições voluntárias.


Quando eu compreendi isso, construir minha carreira se tornou bem mais prazeroso. Por isso, aproveitando que hoje é dia de #TBT, quis relembrar e compartilhar com você minhas conquistas acadêmicas através com meu Lattes e também essa verdade que me orienta e me ajuda a construir uma carreira sólida.


Espero que tenha gostado do conteúdo.


Até!



26 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page