top of page

10 habilidades necessárias para trabalhar como Agilista

Os especialistas em TI adotaram Metodologias Ágeis, e o Framework Scrum é uma dessas metodologias que incorporam princípios Ágeis ao desenvolvimento de software e outras iniciativas que vem passando pelo processo de transformação digital e migrando do modelo de gestão tradicional.


Eu escrevi um pouco sobre a disputa entre Tradicional x Ágil no meu blog. Se você quer se aprofundar um pouco mais nesse tema, dá uma conferida aqui.


E nesse universo da agilidade o papel do agilista é indispensável, então vamos agora conhecer as 10 habilidades necessárias para trabalhar como Agilista?


Um breve panorama sobre o Agilista


O Agilista ajuda as empresas a se tornarem mais adaptáveis, inclusivas e produtivas. Eles conseguem isso implementando e disseminando a cultura ágil e encorajando mudanças na companhia. O trabalho de um Agilista vai gerar impactos significativos na equipe e na organização.



E agora, eu queria te contar sobre as 10 habilidades necessárias para trabalhar como um Agilista, pra você que tá interessado em ingressar nessa carreira, - que aliás tem crescido demais nos últimos anos.


Vem comigo?



1) Conhecimento sobre agilidade

Um Agilista ajuda os times a confrontar a raiz dos problemas e processos que influenciem o time produteiro.


Um bom Agilista deve conhecer sobre as Metodologias Ágeis. Precisa ser bom em diagnosticar problemas, saber como encontrá-los e conseguir solucioná-los através de facilitação e treinamentos.


As Metodologias Ágeis são um conceito. E, neste conceito a transformação é um ponto de partida ao invés de um objetivo. Lean, Scrum, SAF (Scaled Agile Framework) são exemplos de métodos e frameworks existentes na metodologias Ágeis. Como um Agilista, você deve estar familiarizado com eles para saber qual deve ser aplicado no momento mais adequado.



2) Mentalidade aberta


Podemos definir um coach como alguém que “auxilia pessoas" a fazerem as modificações necessárias para atingirem uma alta performance.


Para um especialista Agilista, ter essa capacidade de coaching é essencial.

Quando você estiver treinando diferentes tipos de personalidades no ambiente de trabalho, saber como inspirar pessoas vai te ajudar muito.


Ser um Agilista vai exigir muito da sua adaptabilidade. Você precisa estar sempre aberto a novas estratégias, novas táticas, estar antenado às ferramentas e as suas perspectivas.



3) People Person


Não tem jeito: um bom Agilista precisa ser bom na gestão de pessoas. Isso porque você vai precisar treinar times e times são o coletivo de indivíduos.


A quase totalidade do seu trabalho vai ser lidar com pessoas, - seja a nível individual, seja a nível coletivo.


Portanto ter o gosto de lidar com pessoas no seu dia a dia pode ser bastante proveitoso na carreira de um Agilista!



4) Empatia


O dicionário define empatia como: capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende.


Basicamente, ser capaz de se colocar no lugar do outro e saber melhor das suas dores e aflições vai ajudá-lo a liderar esses times da melhor maneira.


Algumas pessoas funcionam melhor com uma gestão mais enfática, outras vão preferir um pouco mais de liberdade e espaço.


Cabe a você saber identificar o perfil de cada um para extrair o melhor de cada membro do seu time.



5) Pragmatismo


Um bom Agilista, além de ter uma capacidade de diagnosticar problemas bem aguçada, precisa saber implementar, de forma prática e rápida, as mudanças necessárias para ajudar o time e a empresa a atingirem seus objetivos.


Nunca tire seus olhos do objetivo. Você precisa focar no que é importante para o projeto, entregando valor ao cliente, de forma eficiente.



6) Catalisador de Mudanças


Um Agilista funciona como um agente de mudanças, interagindo com todos os níveis da operação, inclusive entre a gerência e executivos. Um Agilista ajuda seu time a aperfeiçoar suas habilidades e capacidades.



7) Bom Ouvinte


Saber ouvir é uma das habilidades essenciais de um Agilista.


Para ouvir as dificuldades do seu time, um Agilista precisa dedicar toda sua atenção não apenas no que ele esta falando, mas principalmente no que ele não está falando.


Gestos faciais, linguagem corporal, programação neurolinguisitica, comunicação não verbal, - tudo isso deve ser levado em conta!



8) Solucionador de Conflitos


Conflitos no ambiente de trabalho nem sempre são destrutivos, desde que sejam contornados e transformados em diálogos onde possam ser extraídos feedbacks construtivos.

Como Agilista, você tem um papel crucial em saber identificar e facilitar a discussão onde sejam identificados conflitos abertos ou inerentes.



9) Construtor de Equipes


Como um Agilista, você deve fomentar confiança no seu time.


O time deve ter um bom nível de confiança estabelecida, para que possam estar livres para compartilhar todo tipo de informação e questões individuais que possam surgir durante o processo.



10) Auto Controle


Essencial para Agilistas e qualquer pessoa que queira criar um ambiente de trabalho harmonioso.


Quando você estiver treinando times como um Agilista, ou fazendo um feedback individual, controlar suas emoções é extremamente necessário.


É exatamente por isso que um bom Agilista deve controlar suas emoções quando estiver ajudando alguém que esteja em uma condição desafiadora, sem se envolver emocionalmente ao problema.



Conclusão


Um Agilista é um especialista em auxiliar indivíduos, times e empresas a se aperfeiçoarem e se prosperarem para atuar com métodos e frameworks ágeis.


Para ajudar as pessoas de uma organização a se aculturarem e entenderem sobre agilidade, o Agilista muitas vezes precisa usar o chapéu de professor e agir como um mentor.


Seu propósito essencial deve ser o de fornecer aos times a informação, as ferramentas e as instruções necessárias para que possam atuar e se beneficiar da gestão ágil.


Espero que tenha gostado desse conteúdo!



327 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page