top of page

6 características de equipes auto-organizadas

Hoje eu vou compartilhar com vocês algo que tem revolucionado a maneira como as equipes funcionam nas organizações mais inovadoras ao redor do mundo.


Estou falando das equipes auto-organizadas, um dos conceito trazidos pelo Management 3.0. O que são, suas características principais, e como você pode cultivar esse tipo de equipe na sua empresa.


Então, prepare-se para uma dose generosa de insights e dicas práticas. Mas antes de começarmos quero que você guarde no seu coração uma frase que sempre digo:


"O poder está nas mãos da equipe!"

Agora sim, podemos começar.


O que é uma equipe auto-organizada?


Em poucas palavras, uma equipe auto-organizada é aquela que tem a liberdade (e a responsabilidade) de gerir seu próprio trabalho. Isso significa que não há um chefe dizendo exatamente o que fazer e como fazer.


Claro, isso não significa total anarquia; existem objetivos claros e regras, mas a maneira de alcançá-los é decidida pelo próprio grupo.


Agora, vamos entender quais são essas 6 características.

.

1. Autonomia

Numa equipe auto-organizada, cada membro tem autonomia para tomar decisões importantes. Isso não só aumenta o engajamento, como também acelera o processo de trabalho, pois não é necessário esperar a aprovação de um gestor para cada passo.


Como fomentar a futonomia?
  • Defina limites claros: Todo mundo precisa saber até onde pode ir.

  • Encoraje a tomada de decisão: Deixe claro que é esperado que tomem decisões.

  • Forneça as ferramentas e informações necessárias: Não se pode esperar que alguém tome uma boa decisão sem os recursos adequados.


2. Colaboração

Equipes auto-organizadas são mestres na arte da colaboração. Elas entendem que o sucesso individual está intrinsecamente ligado ao sucesso coletivo.


Como promover uma cultura de colaboração?
  • Espaços de trabalho compartilhados: Isso pode ser físico ou virtual, mas a ideia é criar um ambiente onde a troca de ideias flua livremente.

  • Ferramentas de colaboração: Utilize tecnologias que facilitam a comunicação e o compartilhamento de documentos.


3. Comunicação aberta e honesta

A comunicação é o pilar de qualquer equipe auto-organizada. Todos devem se sentir confortáveis para expressar opiniões e compartilhar informações.


Como melhorar a comunicação?
  • Reuniões regulares: Estabeleça rotinas de check-ins diários ou semanais.

  • Ambiente de confiança: Encoraje um ambiente onde feedbacks sejam dados de forma construtiva.


4. Flexibilidade

Equipes auto-organizadas são ótimas na capacidade de adaptar-se, porque podem mudar de direção rapidamente sem a necessidade de atravessar camadas hierárquicas.


Como ser mais flexível?
  • Mentalidade de crescimento: Encoraje a equipe a ver desafios como oportunidades.

  • Processos ágeis: Implemente metodologias ágeis que permitem ajustes rápidos.


5. Resolução de problemas

Problemas são inevitáveis, mas em equipes auto-organizadas, a resolução é um esforço coletivo. Isso não só resolve as coisas mais rapidamente, mas também garante que a solução seja robusta.


Como criar estratégias para resolução de problemas?
  • Brainstorming coletivo: Utilize sessões regulares de brainstorming para resolver problemas.

  • Empoderamento para resolver problemas: Garanta que cada membro da equipe tenha acesso aos recursos necessários para solucionar dificuldades.


6. Responsabilidade compartilhada

Em uma equipe auto-organizada, todos compartilham o sucesso e também o fracasso. Isso cria um ambiente de mútuo apoio e responsabilidade.


Como cultivar a responsabilidade compartilhada?
  • Objetivos claros e compartilhados: Assegure que todos na equipe conheçam e compreendam os objetivos comuns.

  • Feedback constante: Mantenha um fluxo contínuo de feedback, que ajude a equipe a ajustar suas ações e a se manter no caminho certo.


Cultivando equipes auto-organizadas


Adotar o conceito de equipes auto-organizadas pode parecer desafiador no início, especialmente se você vem de um ambiente mais tradicional. No entanto, as recompensas — em termos de engajamento da equipe, velocidade e qualidade do trabalho, e satisfação no trabalho — são imensas.

3 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page