top of page
Foto do escritorBruna Fonseca

6 passos para um bom Product Discovery

Aqui no site nós já falamos um pouco sobre o tema Product Discovery, e você pode conferir clicando aqui: os 10 Princípios do Product Discovery.


Mas, esses dias, enquanto estava dando uma olhadinha no que já trouxe de conteúdo aqui, vi que poderia aprofundar um pouco mais nesse tema e trazer os 6 Passos para um bom discovery de produto.


Antes vamos recapitular de forma prática o que é Product Discovery. Você vem comigo nessa?


O que é Product Discovery?


Product Discovery é uma das etapas (críticas) do desenvolvimento de produtos. Ela permite a compreensão aprofundada sobre os clientes, a ideação, a prototipação e também a validação de hipóteses.

Em síntese, o foco do Produto Discovery está em desenvolver produtos ideais para as necessidades dos clientes e para isso ele passa por 4 etapas:


  1. Entendimento: Etapa para a coleta de Inputs das partes interessadas, avaliação dos Outputs do produto atual (se existir) e entendimento dos resultados esperados;

  2. Ideação: Processo de divergir e convergir buscando soluções; analisando a concorrência, examinando o mercado, estabelecendo premissas, além de debater soluções e criar hipóteses.

  3. Prototipação: Ideias antes de serem testadas são só ideias e por isso precisam ser validadas, antes de serem levadas ao desenvolvimento.

  4. Validação: Essa etapa é incrível. Observar usuários reais interagindo com os protótipos é sensacional, e nos trazem respostas!

E se vamos pensar em um ambiente ágil para o Product Discovery, então a primeira coisa que temos que fazer é garantir eficiência ao processo de desenvolvimento de produtos.

E estou falando de eficiência, porque não tem como falar dos 06 passos para o Product Discovery sem pensar na eficiência e eficácia do processo, o que vai depender do trabalho realizado nas 4 etapas mencionadas a cima.

Lembrando que tudo isso também está relacionado aos 10 Princípios do Product Discovery, que você pode conhecer clicando aqui.

Visto isso, vamos aos 6 passos para um bom Discovery de Produto.

6 Passos para um bom Discovery de Produto


Como o próprio título já diz, a partir de agora nós vamos entender quais são os passos fundamentais para um bom Product Discovery.


Vejamos:

  1. Será preciso entender, antes de qualquer coisa, as necessidades e sentimentos dos clientes sobre a sua plataforma ou serviço.

  2. O segundo passo é fazer a definição ou criação da persona completa do seu cliente de diferentes perspectivas.

  3. Antes de correr para uma solução ou para o desenvolvimento de algo que pareça fazer sentido, ouça, pare e reflita sobre o problema real do cliente. Entendê-lo, de fato, te ajudará a encontrar soluções mais assertivas.

  4. Fazer um mapeamento visual é fundamental para tentar ter mais clareza sobre os desejos dos clientes, suas convicções e também o desejo da empresa. Então faça um.

  5. Ter feedback é importante. Então trace uma estratégia para coletar e organizar o feedback do cliente. A melhor forma de fazer isso, será a partir dos canais de entrada, que quanto mais variado for, melhor. E aqui estamos falando das mídias sociais, dos e-mails, do atendimento ao cliente, da pesquisa do usuário, etc.. Com tudo isso feito você vai precisar ser objetivo. Para isso, a minha dica é: alinhe as soluções em potencial com os problemas e dores reais dos seus usuários.

  6. Por fim, teste suas suposições com seus usuários, antes de partir para o desenvolvimento e só então, se estiver tudo alinhado, desenvolva.

Bom, espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você e que tenha gostado.


Quero aproveitar para te convidar a conhecer todos os meus produtos, e te agradecer por me acompanhar todo esse tempo.



Até semana que vem, para mais um conteúdo de valor sobre produtos e agilidade.


137 visualizações

ความคิดเห็น


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page