Aqui no site nós já falamos um pouco sobre o tema Product Discovery, e você pode conferir clicando aqui: os 10 Princípios do Product Discovery.
Mas, esses dias, enquanto estava dando uma olhadinha no que já trouxe de conteúdo aqui, vi que poderia aprofundar um pouco mais nesse tema e trazer os 6 Passos para um bom discovery de produto.
Antes vamos recapitular de forma prática o que é Product Discovery. Você vem comigo nessa?
O que é Product Discovery?
Product Discovery é uma das etapas (críticas) do desenvolvimento de produtos. Ela permite a compreensão aprofundada sobre os clientes, a ideação, a prototipação e também a validação de hipóteses.
Em síntese, o foco do Produto Discovery está em desenvolver produtos ideais para as necessidades dos clientes e para isso ele passa por 4 etapas:
Entendimento: Etapa para a coleta de Inputs das partes interessadas, avaliação dos Outputs do produto atual (se existir) e entendimento dos resultados esperados;
Ideação: Processo de divergir e convergir buscando soluções; analisando a concorrência, examinando o mercado, estabelecendo premissas, além de debater soluções e criar hipóteses.
Prototipação: Ideias antes de serem testadas são só ideias e por isso precisam ser validadas, antes de serem levadas ao desenvolvimento.
Validação: Essa etapa é incrível. Observar usuários reais interagindo com os protótipos é sensacional, e nos trazem respostas!
E se vamos pensar em um ambiente ágil para o Product Discovery, então a primeira coisa que temos que fazer é garantir eficiência ao processo de desenvolvimento de produtos.
E estou falando de eficiência, porque não tem como falar dos 06 passos para o Product Discovery sem pensar na eficiência e eficácia do processo, o que vai depender do trabalho realizado nas 4 etapas mencionadas a cima.
Lembrando que tudo isso também está relacionado aos 10 Princípios do Product Discovery, que você pode conhecer clicando aqui.
Visto isso, vamos aos 6 passos para um bom Discovery de Produto.
6 Passos para um bom Discovery de Produto
Como o próprio título já diz, a partir de agora nós vamos entender quais são os passos fundamentais para um bom Product Discovery.
Vejamos:
Será preciso entender, antes de qualquer coisa, as necessidades e sentimentos dos clientes sobre a sua plataforma ou serviço.
O segundo passo é fazer a definição ou criação da persona completa do seu cliente de diferentes perspectivas.
Antes de correr para uma solução ou para o desenvolvimento de algo que pareça fazer sentido, ouça, pare e reflita sobre o problema real do cliente. Entendê-lo, de fato, te ajudará a encontrar soluções mais assertivas.
Fazer um mapeamento visual é fundamental para tentar ter mais clareza sobre os desejos dos clientes, suas convicções e também o desejo da empresa. Então faça um.
Ter feedback é importante. Então trace uma estratégia para coletar e organizar o feedback do cliente. A melhor forma de fazer isso, será a partir dos canais de entrada, que quanto mais variado for, melhor. E aqui estamos falando das mídias sociais, dos e-mails, do atendimento ao cliente, da pesquisa do usuário, etc.. Com tudo isso feito você vai precisar ser objetivo. Para isso, a minha dica é: alinhe as soluções em potencial com os problemas e dores reais dos seus usuários.
Por fim, teste suas suposições com seus usuários, antes de partir para o desenvolvimento e só então, se estiver tudo alinhado, desenvolva.
Bom, espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você e que tenha gostado.
Quero aproveitar para te convidar a conhecer todos os meus produtos, e te agradecer por me acompanhar todo esse tempo.
Até semana que vem, para mais um conteúdo de valor sobre produtos e agilidade.
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