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Aqui jaz um produto sem Discovery

Vem entender qual é a importância do processo de discovery!


A importância do processo de discovery


Quando o assunto é ‘desenvolvimento de um novo produto’, é normal que cada empresa tenha seu próprio método e siga aquilo que acredita ser mais assertivo. Mas isso não quer dizer que fazer dessa forma é o correto.


Aliás, tendo a dizer que essa é a razão pela qual vemos com tanta frequência produtos falhando na hora de agradar o mercado. E também a razão para existirem muitos produtos sem utilidade por aí.


E a importância do processo de discovery fica cada vez mais em evidência, uma vez que temos no mercado, cada vez mais produtos adaptativos às dores do cliente, e esses clientes podem optar por eles sempre que necessário.


Isso porque, o discovery, na prática, é a parte do processo de desenvolvimento, que ajuda a construir um produto mais útil. Ele garante a assertividade necessária na hora de desenvolver um produto que atenda as necessidades dos clientes.


A expressão "aqui jaz um produto sem discovery", se aplica exatamente aos produtos que não deram a atenção necessária ao usuário e sucumbiram ao mercado. Isso porque sem o processo de discovery, o que se tem são hipóteses sem base científicas, sem análise de dados, sem pesquisa e, com toda certeza, com mais chances de falhar.


Com isso, podemos dizer que a importância do processo de discovery se reforça à medida que ele permite criar um produto com boas features, ter um melhor entendimento e fazer classificação dos passos de desenvolvimento, sem negligenciar a importância dos usuários em todo o processo.


Afinal, o product discovery nada mais é que a descoberta do produto. E em resumo, o processo de discovery é essencial para responder todas essas perguntas e fazer com que um novo produto seja útil, além de ser usável.


Fazendo um produto com o Discovery


Criar um produto com discovery é entender com profundidade o contexto dos seus clientes, entrevistá-los, observá-los, torná-los parte ativa do processo de design. É compartilhar com todo o time de produto, até mesmo os desenvolvedores, todos os dados obtidos, para que eles ajudem na construção de um produto disruptivo, distantes do pensamento comum e mais próximo do cliente.


No mercado atual é mais que necessário investir tempo e esforço na fase de planejamento e descoberta do produto, e em síntese, é disso que se trata o processo de discovery. E se você quiser conhecer mais sobre esse assunto, acompanhe a postagem mais recente aqui no blog, sobre os 06 passos para um bom produto discovery.



Até o próximo artigo!


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