top of page

Descubra o que é a Retrospectiva no SCRUM

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Ainda falando sobre as Cerimônias SCRUM, chegou a hora de falar sobre a Retrospectiva no Scrum.


A Retrospectiva no Scrum

A Retrospectiva no Scrum é chamada de cerimônia de adaptação do processo de desenvolvimento do time. E acontece com o objetivo de promover a melhoria contínua do trabalho do Time.


Nessa cerimônia o Time Scrum, basicamente, irá "discutir" pessoas, práticas, ferramentas e tudo mais que tenha margem para melhorar sob a condução do Scrum Master (ela ocorre sempre após a Sprint Review).


A Retrospectiva no Scrum é carinhosamente conhecida como Retrô: Tem duração de 1 hora, inicia após o término da Review, e envolve o Time e o Scrum Master.


A Retrospectiva geralmente acontece da seguinte forma: no fim de cada Sprint, o Time se reúne para falar sobre o processo de desenvolvimento, na tentativa de identificar o que funcionou, o que não funcionou, e até mesmo como eliminar os obstáculos no próximo Sprint.





A Retrô


A Retrô exige mais do que profissionalismo dos integrantes do Time Scrum. Ela exige maturidade e autoconfiança de cada um na hora de encarar as falhas e buscar por melhorias.


Se você já leu os conteúdos aqui do site, você já conhece o suficiente do Scrum para saber dos seus valores e princípios. E se não leu, precisa ler, principalmente o artigo: Descubra agora: 5 dicas de como aplicar os valores SCRUM


Na Retrospectiva, o Time Scrum vai esclarecer todas as dúvidas e resolver todos os problemas, por isso é preciso que um dos valores do Scrum o respeito esteja bem aplicado (o melhor é que todos os valores do Scrum, estejam bem aplicados, principalmente o respeito).


Vale dizer que não realizar a Retrospectiva no Scrum é um erro e leva a muitos problemas a longo prazo. Expor o problema é buscar formas de solucionar, poupar tempo e evitar desgastes, uma vez que problemas repetidos acabam com a auto confiança e visibilidade do time e tomam muito tempo.


Com as reuniões de Retrospectiva no Scrum, a equipe consegue se aproximar do objetivo traçado e do desenvolvimento ideal, extraindo o melhor do Time Scrum e desenvolvendo o melhor produto.


O Framework Scrum


O principal pilar do Framework Scrum é fazer com que haja uma melhoria contínua no Time Scrum. E para que uma Sprint seja melhor que outra, é preciso entender onde estão os pontos fracos do desenvolvimento, identificar e procurar meios de solucionar; e é justamente essa, a função da Retrospectiva. E esse é mais um motivo pelo qual o Scrum pode ser aplicado em todas as áreas e em todos os aspectos da vida. #ficaadica


Compartilhando experiência


Assim como na vida, no Scrum também é possível aprender com o erro. Por mais que o Scrum minimize as falhas, ainda assim, falhas acontecem e não são proibidas, pois é com elas se aprende muito.


E uma outra maneira de aprender é alinhar as expectativas e a execução. É aquilo: Expectativa de projeto X Realidade do desenvolvimento. E é por isso que a Retrospectiva é a chave para organizar as ideias e frear os erros na execução.


Para saber mais sobre o Framework SCRUM, leia outros artigos aqui do site, e me siga no Instagram @brunafonseca.pro e no Linkedin Bruna Fonseca.


Até o próximo artigo, pessoal!


132 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page