Entendendo o OKR

Atualizado: 15 de jan.

No artigo de hoje nós vamos falar sobre Objectives and Key Results - OKR, que em português quer dizer Objetivos e Resultados Chave. O OKR é uma Métrica Ágil de gestão de desempenho com foco em resultados.


Quando falamos de OKR, é preciso ter em mente que os objetivos devem ser simples o suficiente para que todos entendam e estejam aptos para alcançá-los.

Sobre o OKR


O OKR age como ferramenta para a comunicação interna, que é capaz de integrar as equipes através do alinhamento dos objetivos. Assim, podemos definir o OKR como um conjunto de objetivos inter-relacionados visando contribuir para a estratégia da organização.


Sobre o OKR, também podemos dizer que esses objetivos podem ser alcançados de forma individual ou coletiva. Em resumo elas elevam a produtividade, minimizam o estresse no ambiente de trabalho e aumentam a motivação.


Pensando mais amplamente, o OKR deve fazer parte da cultura da empresa. O que quer dizer que:

  • O OKR deve ser inserido no dia a dia dos Times e suas atividades;

  • Devem existir reuniões regulares com o Time para acompanhar os OKRs e um calendário de definição dos próximos.

Aplicar o OKR, é a forma ideal de evitar problemas dentro das equipes durante o desenvolvimento do projeto/produto.


Como é a estrutura do OKR


A estrutura do OKR deve ser assim:


O - Objetivos:

  • Pense no que deve ser alcançado

  • Os objetivos devem ser curtos (sugere-se o prazo de 3 meses), inspiradores e envolventes (devem traduzir um sonho alcançável);

  • Também devem motivar e desafiar a equipe;

  • O objetivo do OKR deve ser comunicar;

  • Os objetivos devem ter um prazo de conclusão e também um responsável.

KR - Resultados Chave:


Os KRs (Resultados Chaves) são os números responsáveis por sabermos se os objetivos estão sendo alcançados ou não.


É correto dizer que os RESULTADOS CHAVES são os resultados principais responsáveis por medir o quão distante estamos de alcançar os objetivos traçados. Também é correto dizer que se não tem um número, não é um key result.


Key Result (Resultado Chave) são:
  • Quantitativo

  • Mensurável e Disponível

  • Baseline e Target

  • Não mede iniciativa/projeto/atividade/pessoas

  • Ambicioso

  • Tenha de 3 - 5 por objetivo.

  • Sempre contém uma métrica.

  • É uma medida de sucesso.

  • Deve ser de valor (não uma iniciativa).

Vejamos um exemplo de OKR:

O OBJETIVO DE “LANÇAR UM PRODUTO INCRÍVEL” PODE TER KR DE:

  • 40% dos usuários voltam 2 vezes por semana

  • Pontuação de recomendação de 8

  • 15% de conversão

Agora a pergunta é: como medir os OKRs? Bom, isso nós iremos entender no próximo artigo dessa sequência: OKR X KPI.


Antes de finalizar, vale dizer que os objetivos sempre podem ser questionados pelas equipes.


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