No artigo de hoje nós vamos falar sobre Objectives and Key Results - OKR, que em português quer dizer Objetivos e Resultados Chave. O OKR é uma Métrica Ágil de gestão de desempenho com foco em resultados.
Quando falamos de OKR, é preciso ter em mente que os objetivos devem ser simples o suficiente para que todos entendam e estejam aptos para alcançá-los.
Sobre o OKR
O OKR age como ferramenta para a comunicação interna, que é capaz de integrar as equipes através do alinhamento dos objetivos. Assim, podemos definir o OKR como um conjunto de objetivos inter-relacionados visando contribuir para a estratégia da organização.
Sobre o OKR, também podemos dizer que esses objetivos podem ser alcançados de forma individual ou coletiva. Em resumo elas elevam a produtividade, minimizam o estresse no ambiente de trabalho e aumentam a motivação.
Pensando mais amplamente, o OKR deve fazer parte da cultura da empresa. O que quer dizer que:
O OKR deve ser inserido no dia a dia dos Times e suas atividades;
Devem existir reuniões regulares com o Time para acompanhar os OKRs e um calendário de definição dos próximos.
Aplicar o OKR, é a forma ideal de evitar problemas dentro das equipes durante o desenvolvimento do projeto/produto.
Como é a estrutura do OKR
A estrutura do OKR deve ser assim:
O - Objetivos:
Pense no que deve ser alcançado
Os objetivos devem ser curtos (sugere-se o prazo de 3 meses), inspiradores e envolventes (devem traduzir um sonho alcançável);
Também devem motivar e desafiar a equipe;
O objetivo do OKR deve ser comunicar;
Os objetivos devem ter um prazo de conclusão e também um responsável.
KR - Resultados Chave:
Os KRs (Resultados Chaves) são os números responsáveis por sabermos se os objetivos estão sendo alcançados ou não.
É correto dizer que os RESULTADOS CHAVES são os resultados principais responsáveis por medir o quão distante estamos de alcançar os objetivos traçados. Também é correto dizer que se não tem um número, não é um key result.
Key Result (Resultado Chave) são:
Quantitativo
Mensurável e Disponível
Baseline e Target
Não mede iniciativa/projeto/atividade/pessoas
Ambicioso
Tenha de 3 - 5 por objetivo.
Sempre contém uma métrica.
É uma medida de sucesso.
Deve ser de valor (não uma iniciativa).
Vejamos um exemplo de OKR:
O OBJETIVO DE “LANÇAR UM PRODUTO INCRÍVEL” PODE TER KR DE:
40% dos usuários voltam 2 vezes por semana
Pontuação de recomendação de 8
15% de conversão
Agora a pergunta é: como medir os OKRs? Bom, isso nós iremos entender no próximo artigo dessa sequência: OKR X KPI.
Antes de finalizar, vale dizer que os objetivos sempre podem ser questionados pelas equipes.
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