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“Entrevista com o usuário - Aprenda o momento certo de fazer e saiba conduzir com maestria”

Quer aprender a importância de realizar a entrevista com o usuário de maneira assertiva, no momento certo e conduzindo a jornada com maestria?


Então acompanhe todas as minhas dicas abaixo!


O que é entrevista com o usuário


Tenho certeza que você já ouviu falar de entrevista com o usuário quando se refere a desenvolvimento de produtos não é mesmo?


Mas hoje eu gostaria de tornar esse tema mais claro e assim poder te ajudar a compreender melhor o que é entrevista com o usuário, trazendo objetivos e práticas dessa ação.


Tudo isso para tornar o processo de desenvolvimento de um produto mais assertivo, atendendo às expectativas do seu usuário, o colocando no centro.


E para isso é importante que você compreenda também suas dores e assim possa resolver os problemas reais desse usuário.


Eu acredito muito que quanto mais a gente conhece o nosso usuário, temos mais chances de obter sucesso no desenvolvimento e aprimoramento de um produto ou serviço.


Pois é captando, se aprofundando e analisando a experiência do usuário que aprendemos mais sobre a nossa jornada.


Na entrevista com o usuário é possível captar os seguintes dados:

  • Experiências vividas;

  • Emoções, sentimentos e percepções;

  • Objetivos, dores e expectativas;

  • Origem etnográfica e demográfica.


Para que serve uma entrevista com o usuário


Compreenda agora para que serve uma entrevista com o usuário a partir dos tópicos abaixo:

  • Captar insigths, criar personas e conhecer a jornada do usuário;

  • Se aprofundar na observação do comportamento do usuário;

  • Gerar empatia;

  • Conhecer como o usuário utiliza o seu produto;

  • Escutar as necessidades, expectativas e dores do usuário;

  • Saber como o usuário age, sente e pensa quando utiliza o produto;

  • Explorar emoções, sentimentos e percepções do usuário.

A entrevista com o usuário pode ser feita em todos os momentos do processo, seja no processo de ideação, desenvolvimento e também quando o produto já está em uso.


Vou dar um exemplo: pense eu um novo produto digital de plano de saúde onde através da entrevista você poderá mapear o necessidades que deixarão seu usuário satisfeito ou não. Por isso é tão importante escutar as experiências vividas e as expectativas.


Neste caso perguntas como “você recomendaria esse produto” ou “você sente que esse aplicativo poderia salvar sua vida”? são pertinentes e super bem-vindas!


Quando fazer uma entrevista com o usuário


Agora eu gostaria que você soubesse o melhor momento e quando fazer uma entrevista com o usuário. Acompanhe:

  • Na fase de ideação e desenvolvimento de um novo produto;

  • Quando o produto já está no mercado em uso, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário;

Aqui é importante ter em mente que a ação deve ser realizada para captar insights e ter maior clareza a respeito de como o usuário se sente, age e pensa.


Como realizar uma entrevista com o usuário


Saiba que para realizar uma entrevista com o usuário a preparação é de suma importância!


Uma boa entrevista que traz resultados efetivos precisa levar em conta alguns pontos, veja:

  • Defina um objetivo;

  • Prepare e compartilhe com o seu time as questões antecipadamente;

  • Defina onde e quando serão feitas as entrevistas – o local poderá interferir de maneira positiva ou negativa na sua entrevista;

  • Apresente-se deixando muito claro o projeto;

  • Leve em conta o tempo, priorizando perguntas essenciais;

  • Captar as emoções deve ser o seu tema central;

  • Faça perguntas claras, escute com atenção, seja empático e agradável;

  • Observe as expressões corporais e faciais, tons de voz e também os silêncios;

  • Tente não julgar, seja neutro, demonstre interesse;

  • Faça perguntas amplas, evitando apenas o “sim” e o “não”, pergunte por exemplo “o que você faria? ” ao invés de “você clicaria aqui?”;

  • Tire todas as suas dúvidas na hora, tente finalizar a entrevista com todas as informações essenciais obtidas.

  • Se possível grave a entrevista com o usuário para escutar sempre que necessário;

  • Conte com um observador além do entrevistador para auxiliar na escuta visual e captar as expressões do usuário;

  • Por fim agradeça e encerre a entrevista com cordialidade.

Deixo todas essas informações bem explicadas neste gráfico para te ajudar a guiar a sua entrevista com maestria!



Repare que o gráfico começa de baixo até chegar no pico da entrevista com o usuário para depois ir declinando e encerrar.


Espero que essas dicas possam te ajudar a ter uma excelente experiência e contribuir para que a sua entrevista com o usuário seja conduzida com competência e maestria!


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