top of page

“Está pronto, só falta homologar” - Entenda o que está errado nessa frase

“Está pronto, só falta homologar” essa é uma daquelas falas que deixam os cabelos em pé, pois é fato que se falta homologar, não tem nada pronto; e não compreender isso é um problema.


Para solucionar mais este problema, vamos entender porque essa frase deve ser cortada do nosso vocabulário.



A Homologação


A fase de homologação é um período de teste que acontece antes do produto ir para o ar, em um ambiente que simula a produção, onde o QA (Quality Assurance) fará os testes necessários.


E como você já deve saber, por se tratar de uma fase de pré-produção, nada será produzido até que esteja tudo homologado — testado. Assim, a frase “está pronto, só falta homologar” não corresponde a uma realidade válida e aceitável para a entrega do produto.


É simples: se falta homologar, não pode ser considerado como pronto.


“Está pronto, só falta homologar”


O ponto principal, que derruba toda essa informação — “está pronto, só falta homologar”, é: quando o item está pronto, significa que não há mais o que ser feito. Ou seja, para estar pronto, já deveria ter, inclusive, passado pela homologação.


O que quero dizer é que sem homologação não há a comprovação do valor a ser entregue para o cliente, e sem essa comprovação, o produto não pode ser publicado.


Em outras palavras, só está, de fato, tudo pronto, quando o Product Owner (PO) finalmente pode garantir a entrega de todo o valor ao cliente.


Não está pronto porque…


O produto passa por muitas fases, mãos e cuidados já que são vários os profissionais envolvidos nos processos para estar realmente pronto (Ux, UI, Arquitetura, Infra-estrutura, Desenvolvimento, Banco de Dados, Middlewares, Marketing), e ter tantas etapas e profissionais envolvidos ocasiona a repetição de frases como essas: “Está ‘pronto’, só falta o time de testes testar”, "Está ‘pronto’, só falta rodar um scriptzinho"... E várias outras falas que dificultam a entrega.


Aliás, é por isso, também, que não é indicado que os times sejam muito grandes.


As adaptações constantes também fazem com que o produto não esteja pronto quando era para estar. Um exemplo de adaptação é a tal da Sprint de testes, que não existe, nem deveria existir. Tome cuidado com isso. Uma Sprint JAMAIS deve ser quebrada em partes, pois além de comprometer o produto, pode comprometer toda uma performance do time criando uma rivalidade desnecessária.


Conclusão: “está pronto, só falta homologar” Qual é o problema com essa frase?


“Está pronto, só falta homologar”, isso não existe!


Reforçando o que já foi dito, quando o item está pronto, significa que não há mais o que ser feito. Isso é: ele já deveria ter passado pela homologação. Assim, se não passou, não está pronto.


Entenda uma coisa primordial: se estiver "pronto", mas ainda não homologado/testado, na hora de fazê-lo, pode acontecer de erros serem encontrados, o que impedirá a produção, e sem produção, não haverá entrega. Deu para entender?


Logo, só está pronto quando já está homologado. E agora que você já sabe disso, que tal aproveitar e cortar de vez essa frase do seu vocabulário?


Finalizando este artigo, te convido a ler os outros 3 artigos da série:


Bye!


429 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page