Como não fazer um SCRUMLHAMBADO? 06 dicas para aplicar o Scrum corretamente

Para te ajudar a melhorar o ágil da sua equipe, nesse artigo separei 06 dicas de como aplicar o Scrum corretamente, impedindo que seu time fique conhecido como aquele das entregas SCRUMLHAMBADAS. Confira agora mesmo, como não fazer um SCRUMLHAMBADO.


Como não fazer um SCRUMLHAMBADO?


O Scrum é um Framework 100% confiável, utilizado em mais da metade dos projetos em todo o mundo. E a única maneira de terminar mal, é quando já começa errado.



Em 99% das vezes em que isso acontece, a culpa é do agilista. Mas, como, geralmente, ninguém se responsabiliza pelo erro, acaba sempre sobrando para o Scrum.


O termo SCRUMLHAMBADO é uma brincadeira interna, bastante comum entre os agilistas; uma referência a aplicação malfeita do Scrum.


Em resumo: fazer um SCRUMLHAMBADO é o mesmo que fazer a coisa de qualquer jeito, apenas para gerar entregas. Ou seja, todo mundo sabe o que o termo quer dizer, a grande questão é: como não fazer um SCRUMLHAMBADO?


Aprendendo a aplicar o Scrum corretamente


Para que se aprenda a aplicar o Scrum corretamente, é preciso ter em mente que trata-se de um Framework e não de uma metodologia. Portanto, não há um método próprio; ele vai apenas apresentar um caminho, disponibilizando um molde de boas práticas. É basicamente isso!


O que significa que o Scrum pode ser adaptado. Isso é: você, PO/Scrum Master, pode sim ir fazendo adaptações na medida em que for aplicando-o.


O problema é que os times acabam fazendo adaptações demais, e com isso o Framework acaba perdendo o sentido e não funciona. Daí surge o SCRUMLHAMBADO. Deu para entender?


Confira agora, algumas dicas para aplicar o Scrum e não fazer um SCRUMLHAMBADO.


06 dicas para aplicar o Scrum corretamente e não fazer um SCRUMLHAMBADO


Agilista, para não fazer um SCRUMLHAMBADO, você precisa:


  1. Certificar-se de que tem todo o conhecimento necessário sobre o assunto; e caso não tenha, aprenda a aplicar o Scrum corretamente;

  2. Diminuir as estórias do usuário, pois ter User Stories menores e que entregam valor é um dos requisitos e critérios principais do Scrum. E ficar sempre atento, já que fazer o oposto disso é um erro muito comum;

  3. Diminuir o tamanho das Dailys que não precisam ter mais que 15 minutos;

  4. Enxugar o time. Times muito grandes também é outro erro comum. O ideal é que um time tenha de 5 a 10 pessoas;

  5. Parar de fazer estimativa de esforço em horas;

  6. Parar de fazer Sprints muito grandes e jamais fazê-las com itens não planejados.


Conclusão: Como não fazer um SCRUMLHAMBADO


São muitos os pontos para os quais você pode se atentar para não fazer um SCRUMLHAMBADO. Porém, o principal é adquirir conhecimento para aplicar e replicar para o time. Entendido?


Aqui no site você encontra artigos completos sobre tudo relacionado ao Scrum, de onde poderá absorver muito conhecimento.


Mas, se preferir aprender a aplicar o Scrum de uma maneira rápida, não deixe de conhecer o meu Curso de Scrum Training. O único curso 100% didático, desenvolvido e ministrado por uma professora, para ajudar na aplicação correta do Scrum e no desenvolvimento da equipe.


Aprenda agora mesmo a aplicar o Scrum corretamente com o meu Curso Scrum Training


Aaah, não deixe de ler o artigo anterior: Como aplicar o agile em pequenas, médias e grandes empresas


Até!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #brunafonsecapro


26 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube