top of page

“Eu entrego, tu entregas, ele entrega e nós achamos os culpados”, mas como solucionamos os problemas

Problemas com Scrum no seu time? Eles podem estar acontecendo porque você ainda não conseguiu aplicar os princípios deste framework, o que faz com que a sua sprint review e retrô sejam exatamente como diz o título: “eu entrego, tu entregas, ele entrega e nós achamos os culpados. Mas, e aí? Como mudar isso e solucionar os problemas com Scrum?”


E é isso que vamos ver!


Problemas com Scrum, de quem é a culpa?


No Scrum existem muitos times trabalhando durante o desenvolvimento e todos precisam ser auto-organizáveis e multifuncionais.


No entanto, é comum os erros começarem a pipocar na sprint review e na retrô, virando uma “lavação de roupa suja”. É o famoso “eu entrego, tu entregas, ele entrega e nós achamos os culpados”.


Com isso, na hora em que se deveria estar entendendo o que aconteceu e avaliando como se pode solucionar os problemas que surgiram, iniciam-se as caças às bruxas, algo que vai contra todos os princípios e valores do Scrum.


Agilista, entenda uma coisa: a sprint review e a retrô são oportunidades para entender o que deu errado, o objetivo não é apontar culpados.


E outra coisa: o Scrum é um framework 100% confiável, utilizado em mais da metade dos projetos em todo o mundo e entregando resultados de alto valor na maioria deles.


Como solucionar os problemas com Scrum?


“Eu entrego, tu entregas, ele entrega e nós achamos os culpados”


Se você entendeu essa frase, então já identificou o “problema com o Scrum”. Problema esse que não é propriamente com o Scrum, não é mesmo?!


Como já disse nos primeiro dois artigos dessa série sobre os erros e problemas com o Scrum, o problema está em fazer a coisa de qualquer jeito, apenas para gerar entregas, e depois sair apontando dedos e usando justificativas que não colam.


Por exemplo:

  1. “Eu fiz a minha parte, mas fiquei esperando a resposta do PO e não consegui entregar”.

  2. “Eu entreguei. Foi o QA que não identificou que havia um erro…”

Ficar nessa de “eu entrego, tu entregas, ele entrega e nós achamos os culpados”, é o caminho para fazer um SCRUMLHAMBADO. Isso não é Scrum. Aliás, esse comportamento só acontece quando não se entende o básico sobre os conceitos de agilidade. E esse é um erro gravíssimo!


Lembre-se: o Scrum é colaborativo.


Para saber mais sobre como solucionar os problemas com Scrum e evitar erros que podem colocar tudo a perder, leia:




Conclusão: Como solucionar problemas com Scrum?


No Scrum, não importa o erro, seja ele grave ou simples, a culpa é de todo mundo. E entender isso é o caminho para a aplicação do ágil de sucesso e solucionar os problemas.


O time geralmente esquece, que o Scrum é um Framework voltado para buscar a solução. E esse é o foco da Sprint e da retrô. O objetivo sempre vai ser entender o que aconteceu, no sentido de perceber o que pode ter dado errado e como consertar. O objetivo não é, e, não pode ser encontrar o culpado.


Por isso, a melhor maneira de solucionar problemas com Scrum é aplicando corretamente os princípios dele. E um deles é o comprometimento.


Assim, quando há o comprometimento com a entrega, ele é do time e não apenas de um dos membros, mesmo que ele seja o responsável direto pela entrega. Então, se não acontece a entrega, todo mundo é culpado. Entendido?


Se você quer aprender a aplicar os princípios do Scrum na sua equipe de uma maneira rápida, não deixe de conhecer o único curso 100% didático, desenvolvido para ajudar na aplicação correta do Scrum, no desenvolvimento da equipe e na solução dos problemas.



Até o próximo artigo da série!

Bye!


33 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page