top of page

O ágil está todo errado, e agora? Como aplicar o Agile em pequenas, médias e grandes empresas?

Agilista, você conseguiu o emprego dos seus sonhos, mas se deu conta de que o ágil está todo errado?! E agora? Como aplicar o Ágil em pequenas, médias e grandes empresas.


Imagine só, você recebeu a proposta de emprego que tanto se preparou para ter, e depois de anos de estudos, cursos preparatórios, e inúmeras experiências não tão legais, você finalmente ingressou no emprego dos sonhos.


Nele está recebendo um bom salário, tem direito a todos os benefícios, participação nos lucros e o melhor, definitivamente é um ambiente saudável onde você poderá ser Scrum Master ou Product Owner. O único problema, é que o ágil simplesmente não funciona. O que fazer?



'O que um agilista faz em uma empresa onde o ágil não funciona?' Por incrível que pareça, é extremamente comum encontrar empresas onde o ágil está sendo aplicado de maneira errada, e é aqui que eu entro com esse artigo.



Como aplicar o Agile em pequenas, médias e grandes empresas


Os problemas mais comuns quando o assunto é o agile que não funciona dentro das empresas, e aqui estou por experiência própria e, também, por meus atendimentos aos profissionais que procuram por meu curso de Scrum Training para conseguir aplicar o agile em suas empresas, são:

  • Dailys muito longas;

  • Backlog com muitos itens;

  • Estórias do Usuário Gigantescas;

  • Não haver separação por épicos e estórias do usuário;

  • O time não saber fazer estimativa de esforço.

E é aí que surge a dúvida: O que fazer? Por onde começar organizar tudo?


Por onde começar a fazer aplicação do Agile em pequenas, médias e grandes empresas?


A primeira coisa que deve ser feita é a determinação e os ajustes das cerimônias. Para isso será preciso entender a Sprint, que é o período no qual o Time Scrum desenvolve um incremento, com o objetivo de entregar ao cliente o valor demandado.


Lembrando que o número de Sprints pode variar de projeto para projeto.


Independente do número de Sprints do projeto, devemos executar as 4 cerimônias Scrum:

  • Sprint Planning;

  • Daily Meeting;

  • Sprint Review;

  • Retrospectiva.

Você pode entender mais sobre as cerimônias no artigoTudo sobre as Cerimônias SCRUM’, já publicado aqui no blog.


Como no Scrum não é entregue todo o projeto de uma única vez, o próximo passo para aplicar o agile em pequenas, médias e grandes empresas é começar a motivar o time com pequenas entregas. E aqui nós já emendamos com mais um passo que é: quebrar as estórias.


Lembrando que para formar um time ágil é preciso atender alguns requisitos, que são pilares no Manifesto Ágil:

  • INDIVÍDUOS E INTERAÇÕES, mais que processos e ferramentas;

  • SOFTWARE EM FUNCIONAMENTO, mais que a documentação abrangente;

  • COLABORAÇÃO COM O CLIENTE, mais que negociações e contratos;

  • RESPONDER ÀS MUDANÇAS, mais que seguir um plano.

Para escrever uma User Story é preciso mais que apenas descrever estórias. Você pode entender mais sobre isso nos artigos ‘User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio’ e ‘Como formar um time Ágil?. Ter um Backlog bem estruturado e definido com estórias do usuário INVEST é o próximo passo.


Tudo isso é necessário para aplicar o agile de forma correta, em qualquer empresa, afinal, para que a Sprint seja bem planejada e resulte em entregas de sucesso é preciso definir muito bem as cerimônias.


Conclusão: o que é preciso para você aplicar o Agile na sua empresas


E para deixar tudo ainda melhor e o agile 100% aplicado, você pode ensinar o time a estimar. Isso mesmo. A maior parte das pessoas em um time não sabem fazer estimativa de esforço.


Acontece que essa é uma parte extremamente importante, já que seguir fazendo trabalhos que duram horas não tem nada a ver com o desenvolvimento ágil de projetos. Um projeto desenvolvido com a gestão agile jamais deve ser estimado por tempo e sim por esforço.


Essa é a base para aplicar o agile de maneira correta nas empresas. Mas, se antes de começar a aplicar o agile na sua empresa, ou antes de preparar o seu time, você quiser se preparar e se aprofundar um pouco mais no universo agile, faça o meu Curso de Scrum Training. É um curso completo, e ao mesmo tempo, rápido, ministrado de maneira didática, sendo perfeito para você que quer se tornar ou aprimorar os conhecimentos como Scrum Master ou Product Owner. Conheça!



82 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page