Liderança em Produto com Dados: como usar dados para tomar decisões com mais confiança
- Bruna Fonseca
- 24 de jun.
- 4 min de leitura
Se tem uma coisa que aprendi nesses anos liderando times de produto é que, para exercer uma liderança em produto com dados, não basta ter acesso à informação.
O que transforma mesmo o dia a dia dos projetos é a visão que você, líder, consegue construir a partir dos dados disponíveis e, mais importante ainda, é a confiança com que você comunica essa visão.
Nesse conteúdo, compartilho reflexões e práticas que aplico no dia a dia, e que podem ajudar você a transformar informação em impacto. Afinal, o maior desafio para lideranças de produto não está somente em ter acesso aos dados, mas em usar esses dados para tomar decisões melhores, influenciar decisões com clareza e alinhar as peças certas em contextos muitas vezes complexos e incertos.
Então, já pega sua caneta e anota aí tudo que vou te contar a partir de agora.
Liderança em produto com dados: Interpretar é diferente de gerar visão estratégica
Interpretar um gráfico é uma coisa. Transformar aquilo em uma decisão que move um time na direção certa é outra história.
Já me deparei com dashboards super completos, mas que não diziam nada quando o assunto era tomada de decisão. Visão estratégica não é sobre quantidade de dados, e sim sobre saber o que observar, o que ignorar e qual história esses dados estão contando. Sim, aqui estou falando sobre Storytelling com dados.
Depois de um certo tempo buscando entender praticas que me ajudariam a exercer a liderança, adotei a postura de sempre me perguntar e refletir para as partes interessadas a pergunta: “O que esse dado muda na forma como vemos esse produto?”. Toda vez que a resposta era incerta, era a resposta de que precisavamos parar e refletir juntos sobre se tínhamos ou não encontrado o recorte certo. Isso me ajudou a desenvolver o meu olhar estratégico. Para complementar esse tópico, quero indicar a leitura do conteúdo: tudo sobre o papel dos dados no ciclo de vida do produto.
Construa narrativas com base em evidência
Os dados são o chão firme, mas quem lidera precisa contar uma história com eles. Storytelling com dados é o que transforma planilhas e dashboards em ações.
Não se trata de “embelezar”, mas de dar forma, contexto e direção para que outras pessoas entendam o porquê daquilo importar, e como tomar decisões assertivas a partir disso.
Nesse sentido eu sempre gosto de usar a estrutura “contexto, evidência, implicação e ação sugerida”. Isso ajuda stakeholders a acompanharem meu raciocínio e tomarem decisões mais rapidamente.
Se esse assunto te interessa, me siga nas redes sociais. Estou preparando um conteúdo sobre isso e assim que sair você será avisado. 😉
Liderança em produto com dados: clareza, foco e influência
Ser uma liderança orientada a dados não é ser técnica demais, é ser objetiva, analítica e conectada ao negócio.
O dado deve trazer foco. Ele precisa ajudar você a tomar decisões mais rápido e com mais confiança, mesmo que ainda haja incerteza. Isso aumenta sua influência com o time e com os sponsors do produto, porque quem tem clareza no raciocínio inspira mais segurança nos outros.
Por isso, a minha dica para você é: evite abrir discussões com dados brutos. Sempre chegue com dados organizado e com sua leitura e proposta de caminho. Isso direciona a conversa e mostra protagonismo.
E se você está gostando desse conteúdo, aproveite para ler: Dados para tomada de decisão em produto - como transformar informação em vantagem competitiva
Use os dados para alinhar áreas e decisões estratégicas
Um dos papéis mais poderosos dos dados na sua liderança é alinhar discursos, áreas e interesses em torno de um direcional em comum.
É fundamental que você entenda isso, pois quando você começar a construir pontes entre o produto, o negócio e as lideranças técnicas com base em dados sólidos, suas decisões fluirão com menos ruído e muito mais impacto.
Assim, para cada métrica crítica, defina uma “tradução executiva”. Isso é: um jeito simples de explicar o que aquilo representa para o negócio, para que todos tenham a mesma leitura.
E por falar em todos terem a mesma leitura, te convido a pensar sobre a Cultura de Dados no seu time.
Sua visão vale mais quando nasce da evidência
Liderar produto é tomar decisões com impacto e ninguém faz isso sem uma base sólida. Os dados são essa base. Mas eles só ganham poder quando se transformam em visão estratégica, comunicação influente e direcionamento claro.
Não espere o cenário ideal. Comece pelo que está ao seu alcance: uma pergunta bem feita, uma leitura que ninguém reparou, a coragem de mostrar o que ninguém viu. É isso que separa quem apenas executa de quem realmente lidera produtos.
Se você quer transformar dados em decisões de alto impacto, comunicar com mais clareza e ocupar seu espaço com autoridade, te convido para a minha Mentoria Individual Personalizada.
Vamos construir um diagnóstico do seu momento, desenhar um plano de ação sob medida e colocar foco no que vai impulsionar sua liderança e acelerar sua carreira em produto.
Comments