Chega de errar! O Scrum NÃO é uma metodologia

Atualizado: 17 de fev.

Metodologias ágeis: não se engane! Fuja de conteúdos que te apresentem o Scrum como uma metodologia ágil. Ele não é. O Scrum é um Framework. Entenda a diferença aqui!


Há um pouco mais de um ano tenho compartilhado conhecimento e conteúdo sobre o universo ágil com vocês, e confesso que ainda fico decepcionada ao ver meus colegas de profissão compartilhando erros graves sobre o tema, por exemplo, confundir Framework com a metodologia ágil.


E essa confusão nós vamos entender agora.


Metodologias ágeis: Por que o Scrum NÃO é uma metodologia?


Chamar o Scrum de metodologia é um erro muito comum em principiantes, e que infelizmente ainda é cometido por profissionais. Pois, como eu já disse, o Scrum é um Framework e não uma metodologia.



As metodologias ágeis, são, definindo de maneira bem prática, estudos de métodos e técnicas embasados cientificamente, utilizados em processos de investigação.


Diferente do Scrum que é um Framework iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho.


Diferente das metodologias, o Scrum não irá te dizer o que fazer. Pelo contrário, nele você tem a liberdade para fazer o que melhor funcionar dentro das suas necessidades e possibilidades, respeitando as boas práticas.


E já que começamos a falar sobre as diferenças entre um e outro, vamos nos aprofundar nesse assunto.


As diferenças entre Metodologias Ágeis e o Framework Scrum


  • Na metodologia: todos os processos são conhecidos e previamente definidos.

  • No Scrum: o processo de aprendizado é empírico.

 
  • Na metodologia: faz-se estudos com embasamento científico de métodos e técnicas utilizadas em processos de investigação buscando por soluções.

  • No Scrum: não se tem a solução e nem mesmo a pretensão de prever tudo ou ter a resposta para todas as perguntas.


Conclusão: Porque o Scrum NÃO é uma metodologia


Simplificando esse assunto já abordado aqui no blog, o Scrum funciona como um guia, e a partir dele, você poderá adaptá-lo de acordo com as necessidades e peculiaridades da sua empresa. Porém, reforço que as boas práticas devem ser seguidas para que o resultado aconteça. É o que chamamos de Ágil Disciplinado ou Disciplined Agile.


Vale dizer que nesse Framework é permitido aliar práticas de outros métodos ágeis. E é exatamente essa flexibilidade que faz com que o Scrum não seja uma metodologia.


Entendido?


Para entender um pouco mais sobre o Scrum, me siga nas redes sociais, e acompanhe o conteúdo aqui do blog. Sugiro que comece com a leitura dos artigos:


E se quiser aplicar o Scrum, conheça o meu Curso de Scrum Training e também a parte de educação corporativa do site.


Bye!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

97 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube