top of page

Tudo sobre os Papéis no SCRUM

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Em uma das minhas primeiras publicações aqui no site, abordei o tema SCRUM. Porém, não expliquei tudo sobre os papéis no SCRUM, e como muitos de vocês pediram para abordar o tema, atendendo aos pedidos, hoje vamos entender um pouco mais sobre os papéis no SCRUM.



Tudo sobre os Papéis no SCRUM


Os três papéis no Scrum são:

  1. Scrum Master

  2. Product Owner

  3. Time

Os responsáveis por desempenhar cada um desses papéis precisam trabalhar em união, para garantir o bom andamento do projeto, atualizando e repassando informações.


Vamos agora ampliar o nosso assunto tudo sobre os Papéis no SCRUM entender como funciona cada um dos 3 papéis no SCRUM:


Se nesse momento você está se perguntando como funcionam os Papéis no SCRUM? Vamos entender isso agora.


Scrum Master

Conhecido como o guardião do processo, o Scrum Master faz a abertura do caminho percorrido do início ao final do projeto. É função desse, resolver os problemas e remover os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, bem como a organização das reuniões.


O SCRUM Master também:

  • Facilita a comunicação entre o time e o Product Owner;

  • Ensina o Product Owner a cumprir os objetivos através do Scrum e a como aumentar o ROI;

  • Melhora a produtividade da equipe;

  • Distribui informações para a equipe de forma clara e organizada.

De forma sintetizada o Scrum Master é responsável pelo bom trabalho da equipe, inclusive, preservando-a das perturbações externas.



Product Owner

Esse é o dono do produto. É dele que vêm todas as informações e os requerimentos do negócio. O Product Owner é a ponte entre empresa e clientes.


Esse segundo papel no SCRUM trabalhará junto com a equipe em todos os assuntos relacionados a necessidade dos usuários, assuntos técnicos e documentos. É o responsável por gerenciar o Product Backlog.


Informação complementar:

O Product Owner, por sua vez, é o responsável por definir o cronograma para liberação das releases e fazer a validação final para saber se as implementações têm as características e qualidade necessárias para a liberação.


O Time

O Time deve ser formada por até 9 profissionais que farão o trabalho de desenvolvimento e teste do produto, e deve, obrigatoriamente ser auto organizado e multidisciplinar.


O Time também deve:

Ter autonomia para tomar decisões, pois essa equipe será responsável pelo desenvolvimento do produto, e, portanto, ela precisa ter a liberdade de optar pelo que for melhor para o andamento do trabalho.


Neste artigo abordamos tudo sobre os Papéis no SCRUM, mas em especial os 3 papéis no Scrum e suas funções. Gostaram da forma como o conteúdo foi explicado? Ficou alguma dúvida? Comente.


E para saber mais sobre o SCRUM leia o artigo: Como aplicar os 5 valores do SCRUM e para se aprofundar ainda mais no tema, acesse:


Te espero no próximo artigo!

219 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page