Para que serve o MIRO na Gestão de Produtos?
- Bruna Fonseca
- 22 de abr.
- 3 min de leitura
Se você acredita que o Miro na gestão de produtos serve apenas para dinâmicas de brainstorming ou warm-ups criativos, está na hora de expandir essa visão.
Vim da realidade pratica do dia a dia, para te contar que o Miro na gestão de produtos vai muito além disso: ele é um facilitador poderoso para o desenvolvimento de produtos digitais, atuando desde a concepção até a documentação viva e colaborativa de ideias, incrementações e processos; um diferencial especialmente importante para quem trabalha como Product Manager.
No conteúdo da semana passada, falei com você um pouco sobre documentações na gestão de stakeholders e como elas fortalecem o alinhamento e a tomada de decisões estratégicas (não deixe de ler). Neste conteúdo, vamos além: quero te contar como usar o Miro na gestão de produtos como uma ponte entre colaboração criativa e documentação ágil — um recurso que pode, inclusive, salvar o dia do seu time.
Miro na Gestão de Produtos: Um whiteboard que documenta
Por ser uma ferramenta de whiteboard colaborativo em tempo real, o Miro na gestão de produtos se destaca como espaço vivo de construção, troca e documentação. Sim, documentação. Grandes acordos, definições de escopo, regras de negócio, mapas mentais e até gravações em vídeo explicando fluxos ou decisões técnicas, tudo isso pode ser feito no Miro, e ainda com ajuda dos recusos de IA (Inteligência Artificial), recentemente inseridos na plataforma. Você sabia?
Aliás, vale reforçar: documentar não é apenas escrever páginas e páginas em Word ou Confluence. Apesar dessas ferramentas serem padrão em muitas empresas, o Miro oferece um formato muito mais visual, direto e integrado ao fluxo do time. Ouso dizer que é a evolução que muitos de nós desejamos por muito tempo, a questão é que estamos enviesados para pensar que se trata apenas de mais uma ferramenta. Porém, não é só isso. Acredite!
Um produto digital mapeado no Miro, conta com um mapa mental interativo, onde cada funcionalidade pode ter seus requisitos descritos, links para regras de negócio e até vídeos explicativos anexados. E quando falamos de documentação, ter tudo isso em um só lugar, acessível, atualizável e com histórico, tem uma baita importância. Concorda?
Product Manager: Usando o miro para ter mais clareza e menos ruído
Times e Product Managers encontram no Miro no desenvolvimento de produtos digitais um aliado para dar forma a ideias, testar hipóteses e consolidar aprendizados com mais agilidade. Não é à toa que o Miro é hoje a principal ferramenta do mercado para colaboração visual. Para muitos times, o Miro já se tornou essencial.
Como facilitador da gestão de produto digital, o Miro integra o pensamento visual ao dia a dia de forma natural. Quer uma dica prática? Experimente usar o Miro para criar e manter a documentação de produto em tempo real, incluindo vídeos gravados diretamente dentro da ferramenta, conectados ao seu board.
Se aceitar esse convite, volte nas minhas redes sociais e me conta como foi (@brunafonseca.pro). Amo quando vocês interagem comigo por lá!
Ah, e se você ainda não viu o meu conteúdo anterior sobre o miro, recomendo que passe por ele — a leitura é essencial para entender mais sobre como o Miro pode potencializar o dia a dia do desenvolvimento e gestão de produto. Clique aqui para acessar!
Como usar o Miro na gestão de produtos com inteligência
Para fechar, se você quer entender como usar o Miro na gestão de produtos de forma inteligente e estratégica, pense assim: ele é mais que um quadro branco — é um espaço de documentação visual, colaborativa, ágil e com contexto. Tudo que um time de produto e tudo que você, Product Managemer, precisa para entregar valor com alinhamento, tem ali.
E se quiser uma visão mais ampla sobre a ferramenta, recomendo este artigo do Google Cloud:🔗 Miro: ferramenta para times ágeis e distribuídos – uma leitura rápida, direta e técnica, sobre esse tema. Até o próximo conteúdo =)
Comments