O Papel do Scrum Master

Atualizado: 13 de jan.

Antes de falar sobre o papel do Scrum Master, vamos entender o que é a metodologia SCRUM. Tudo bem?


Em uso desde o início de 1990, o SCRUM, hoje é utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo. - Isso é muita coisa. ACREDITE!


O SCRUM é um framework de gerenciamento de projetos, que trabalha de forma ágil, fazendo uso de várias técnicas, e que abrange desde a organização ao desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos com o mais alto valor possível.


E cabe dizer que, se você já é um interessado nesse assunto, você precisa ler os outros artigos aqui do site:


Agora, falando sobre o Papel do SCRUM Master:


O Papel do SCRUM Master

Antes de mais nada é fundamental entender que o SCRUM Master não é um gerente, mas age como um líder, ou melhor, age como um facilitador para o Time SCRUM.



Diante dessa característica que acabei de mencionar, o SCRUM Master terá que estar sempre disponível e inserido no time SCRUM. O SCRUM Master tem a função de dar apoio ao andamento de todo o processo.


O papel do SCRUM Master é atuar para resolver qualquer tipo de imprevisto, ou qualquer situação que possa ser prejudicial para o processo de desenvolvimento do produto e o andamento do time SCRUM no projeto.


Descrição do Papel do SCRUM Master

  • Transferir conhecimento e/ou indicar integrantes para fazê-lo, também pode indicar treinamentos e palestras;

  • Interceder junto às outras áreas da empresa para resolver os problemas;

  • Saber quando fatores externos estão prejudicando ou interferindo no trabalho do TIME Scrum;

  • Também é papel do Scrum Master cuidar da organização e colaborar para que o time vá na direção devida;

  • Cuidar da comunicação e integração entre e de todos os envolvidos;

  • Manter as expectativas alinhadas entre o time de desenvolvimento e o Product Owner.

Falando sobre Product Owner, no último artigo falamos sobre o papel dele. Quando terminar a leitura desse artigo, vai lá conferir.

  • O SCRUM Master deve facilitar toda essa comunicação e moderar as discussões, além de ajudar nas tomadas de decisões;

  • Precisará resolver conflitos;

  • Deve indicar o correto andamento do projeto;

  • Responsável por reportar métricas ágeis focadas no desempenho do time.


Entre outras funções, o SCRUM Master terá que lidar, no dia a dia, com vários outros desafios. E o principal deles é manter todo o time unido, de forma a cooperar com o valor do produto.


O Papel do SCRUM Master é manter todos os valores do SCRUM intactos.

Os valores do SCRUM são:

  1. CORAGEM O SCRUM exige coragem para trabalhar com problemas complexos e tomar as decisões certas.

  2. TENHA FOCO Se você quer descobrir como aplicar os valores do SCRUM a resposta está nessa pequena palavra: FOCO. Mantenha o foco em cumprir o planejamento estratégico.

  3. COMPROMETIMENTO Todos os integrantes do time SCRUM devem assumir, de forma pessoal, o compromisso e a responsabilidade, com o alcance dos objetivos traçados.

  4. RESPEITO Todos os integrantes do TIME SCRUM devem se respeitar. O respeito de uns para com os outros vai evidenciar a capacidade de cada um, o que manterá a autonomia e independência do time.

  5. ABERTURA O Time SCRUM precisará manter a abertura e disposição durante todo o projeto. A disposição é essencial para encarar os desafios ao longo dos projetos.

Chegamos ao final desse artigo, mas não deixe de ler os artigos que sugerimos aqui, e também dar uma navegada pelo site e pelas minhas redes sociais.


Quer se tornar um SCRUM MASTER, quer aprender TUDO sobre SCRUM e Produtos Digitais na prática? Vem conhecer meu curso!!!

Se interessou, me pede o CUPOM ESPECIAL DE DESCONTO para leitores do BLOG.

#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

51 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube