top of page

O que é matriz de priorização GUT?

Atualizado: 14 de jan. de 2022

É o que vamos descobrir hoje! Esse é o terceiro da nossa série de quatro artigos sobre priorização. Nos dois primeiros artigos falamos sobre a Priorização (Backlog), no segundo artigo falamos sobre Priorização MoSCoW e agora sobre a Priorização GUT.


Antes de irmos ao assunto de hoje, quero te convidar a ler os artigos anteriores, basta clicar nos temas e será redirecionado. Lembrando que esses temas são importantíssimos para a gestão de projetos ágeis.


Agora vamos ao assunto:


O que é matriz de Priorização GUT


A Priorização GUT é uma ferramenta da qualidade e quer dizer: Gravidade x Urgência x Tendência.


A Matriz de Priorização GUT é uma proposta de Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe (de 1981), foi proposta como ferramenta para auxiliar na Solução de Problemas. Assim, a Matriz GUT é conhecida como matriz de prioridade e pode ser definida como a ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas. Sendo essa uma ferramenta fundamental para orientar o Time nas tomadas de decisões complexas (vários problemas ao mesmo tempo).


Uma informação legal para trazermos aqui, é que a matriz de priorização GUT é muito fácil de ser utilizada, simples de entender e, inclusive, pode ser utilizada em qualquer tipo de organização e em todas as situações que demandam priorização e/ou organização.


Isso porque ela possibilita a perspectiva de tudo o que está acontecendo no desenvolvimento (o que precisa ser feito (primeiro) e quando fazer). No entanto, é preciso lembrar que seu uso depende das particularidades de cada problema.



Como usar a ferramenta de Matriz de Priorização GUT


Como já dissemos, a matriz GUT é uma ferramenta de priorização baseada em três critérios:

  • Gravidade: É necessário avaliar qual a seriedade do problema e como ele afeta a organização e as pessoas, a curto e longo prazo.

  • Urgência: De acordo com sua gravidade, é aqui que se analisa em quanto tempo o problema precisa ser resolvido para não ser agravado.

  • Tendência: É o potencial que o problema tem de crescer e se agravar, prejudicando os processos.

Para cada um desses critérios é atribuída uma nota de 1 a 10. Os valores atribuídos são multiplicados ao final, e o resultado dessa multiplicação é a pontuação da GUT. De forma que classificar a lista do número maior para o menor número é o suficiente para a definição da priorização.


Viu? Eu disse que essa é uma ferramenta extremamente simples e eficaz para a tomada de decisão, lembra?

Depois de termos aprendido como acontece a Priorização GUT, a pergunta que resta é:


Qual dos problemas deve ser resolvido primeiro de acordo com a matriz de prioridade GUT?


Como eu disse anteriormente, a priorização tem que ser fruto de análise das particularidades de cada problema para não correr o risco da equipe trabalhar nas coisas erradas.


A dica final é: não priorize problemas que podem ser adiados, e sempre resolva, prioritariamente, outros que trarão grandes prejuízos à empresa se não forem resolvidos.


Chegamos ao fim de mais um artigo da nossa série. Espero que esteja gostando do conteúdo. E além do convite para a leitura do próximo artigo, quero te convidar para me acompanhar nas redes sociais, é a melhor forma que encontrei para te avisar quando o próximo artigo for postado.


358 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page