top of page

Perguntas capciosas que os recrutadores fazem durante uma entrevista para Product Owner

Ao enviar seu currículo para uma empresa, você demonstra seu interesse, e espera até que a empresa demonstre interesse por você também, e te chame para uma entrevista, certo? Mas quais serão as perguntas que você terá que responder durante uma entrevista para o papel de Product Owner?


É sobre isso que nós vamos falar hoje. Mas antes de prosseguir, quero te convidar a ler o último artigo que eu publiquei, foi o primeiro artigo da série que trarei aqui, sobre perguntas capciosas que os recrutadores fazem nas entrevistas.


O primeiro foi sobre as perguntas capciosas das entrevistas para o papel de Scrum Master. Não deixe de ler.


E aproveitando que falei da série, fica a dica para você acompanhar essa série de 5 artigos, para a qual estou preparando uma surpresa, com a ajuda de uma recrutadora especializada em tecnologia.


Mas agora, vamos ao tema!


Entrevista para Product Owner


Como em qualquer outro processo seletivo, os responsáveis pelo seu recrutamento irão receber o seu currículo para vaga e analisar se há o alinhamento entre o que eles esperam e o que você oferece.


Pode ser que antes das entrevistas, você precise passar por uma etapa de testes com simulação de problemas. Caso isso não aconteça, ao ser selecionado, a etapa seguinte é a da temida entrevista.



Então, aqui já vai a primeira pílula de tranquilidade: se você foi selecionado para a entrevista, é porque passou na primeira avaliação. 1 ponto para você.


E se o seu processo seletivo envolveu também a realização de provas e ainda assim você chegou a fase de entrevistas, 2 pontos para você. Tranquilize-se!


Você passou pelo(s) processo(s) e chegou o dia da entrevista. E aí, o que vai acontecer?


Bom, para começar o recrutador vai te apresentar um pouco da empresa e dos objetivos, falar um pouco sobre o cargo, e procurar saber um pouco sobre você.


A partir desse ponto, você já pode ficar atento às perguntas capciosas que podem ser feitas em uma entrevista para Product Owner. Vamos ver algumas?



Perguntas capciosas que os recrutadores fazem durante uma entrevista para Product Owner


As primeiras perguntas são de praxe as mais técnicas, com a finalidade de coletar mais informações sobre a sua experiência, e entender suas habilidades técnicas e interpessoais relacionadas ao cargo, são as famosas Soft e Hard Skills.


Neste caso as perguntas podem ser:

  1. Qual é a sua expertise atuando na gestão de produtos digitais?

  2. Qual é a função do Product Owner dentro do time e do processo de desenvolvimento?

  3. Quais processos e ferramentas você usa?

  4. De que projetos/resultados você se orgulha?

  5. O que faz de você um bom Product Owner?

  6. O que te motiva quando trabalha em um produto?

Após falar sobre suas experiências, o próximo momento é onde você vai precisar “dar uma amostra do seu trabalho”. Isso é: a empresa pode simular algum contexto, com um problema, para ser analisado e gerar a entrega de algum resultado de sua parte.


Bruna, isso vai acontecer? É possível e provável. Então, é bom se preparar.


A empresa pode ter solicitado que você enviasse um case, anteriormente, ou que leve no dia da entrevista, e se isso acontecer, se prepare para apresentá-lo ao time que irá te avaliar.


Reavalie o case em questão e mantenha em mente informações para os dados que você utilizou; é bem provável que você tenha que responder sobre eles. Por exemplo:

  • Como você validou o produto?

  • Como você prioriza o desenvolvimento?

  • Quais seus critérios de tomada de decisão?

E aqui vale lembrar que é muito importante ser verdadeiro e falar apenas das experiências que tem, pois, é nesse momento em que muitos caem, justamente por dar uma “valorizada” em suas experiências e em seu currículo. Jamais faça isso!


Se você considera que não está preparado, prepare-se primeiro. Conheça o meu Curso de Scrum Training, e aproveite a promoção atual e especial para essa série.


Outras perguntas que podem surgir em uma entrevista para Product Owner, são:

  1. Qual sua experiência com SCRUM?

  2. Qual é o maior desafio que você já enfrentou durante uma Sprint?

  3. Qual foi a sua melhor negociação diante de pedidos urgentes?

  4. Para você, o que é uma user story bem escrita?

  5. Qual ou quais técnicas você utiliza para priorizar o Product Backlog?

  6. Como você nivela o conhecimento sobre Gestão Ágil das partes interessadas no projeto?

Para essas perguntas, eu até posso te dar uma boa dica de resposta. Se você entrar em um time com níveis de conhecimento diferentes ou sem conhecimento em SCRUM. O melhor a se fazer para criar um nivelamento é treinar o time. Então, diante disso, você pode sugerir um treinamento inCompany.


PS. Saiba que terei o prazer em ajudar nesse desafio. Fale comigo!


Não deixe de acompanhar essa série. E até o próximo artigo.


Até!


455 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page