Time Box: Janela de Tempo no SCRUM

Atualizado: 13 de jan.

A tradução literal da expressão “Time Box-janela de tempo” é "caixa de tempo". E no Scrum ela é usada para definir a janela de tempo em que, as cerimônias e/ou Ritos acontecem durante uma Sprint com o time Scrum, dentro dos time box limitado, onde deve -se utilizar o tempo da melhor forma que puder.



Falando de uma forma resumida sobre o tema Time Box, podemos dizer que é uma técnica, considerada uma das mais simples, e que é usada durante as cerimônias SCRUM, para desenvolvimento de software, com o objetivo de fazer o rastreamento e acompanhamento do progresso do trabalho de desenvolvimento do produto.


Nesse ponto preciso dizer para você que o conceito de janela de tempo no Scrum (Time Box) é muitíssimo utilizado no Scrum. Sendo utilizado principalmente nas Sprints e nas reuniões.


Como o Time Box é definido?


A definição da janela de tempo no Scrum que é referenciada no Scrum como Time box, acontece em conjunto do time Scrum, PO e SM e pode ser de 2, 3 ou 4 semanas. Vale dizer que essa definição acontece para a Sprint, mas as reuniões também têm o seu Time Box definido pelo Framework.



Conheça abaixo cada uma das cerimônias Scrum:

  1. Refinamento: Tem duração de uma hora, deve ocorrer antes da Sprint Planning entre Time, SM e PO;

  2. Sprint Planning: Definição da Sprint, acontece em cada início de Sprint, tem duração de 2 Horas, e acontece entre PO, Scrum Master, Time;

  3. Sprint: É a execução das tarefas, tem duração de 2 a 4 semanas e engloba o Time que recebe o Apoio do Scrum Master.

  4. Daily: Tem duração de 15 min, acontece diariamente, pela manhã, em pé, e com o Time e o Scrum Master;

  5. Review: É a entrega do Produto e Validação, acontece ao final de cada sprint, com duração de 2 horas, envolve o PO, o Scrum Master e o Time;

  6. Retrospectiva: Tem duração de 1 hora, inicia após o término da Review, Time e Scrum Master.

Reuniões: a janela de tempo Scrum

Já as reuniões diárias, chamadas Dailys, têm a janela de tempo Scrum de 15 minutos e geralmente acontecem em pé para não ultrapassar. (vamos falar do momento Pandemia, onde em reuniões remotas o tempo deve ser respeitado).


É essencial que se respeite cada Time Box, para que uma etapa não atrapalhe a outra. Isso porque o tempo ultrapassado em uma Sprint ou cerimônias significa menos tempo no desenvolvimento do produto.


Repito: é importante respeitar o “Time Box” já estabelecido. Porque é importante manter o foco no prazo estabelecido e trabalhar para se manter dentro dele. No Scrum é importante evitar o desperdício de tempo.

Vantagens em ter e respeitar o "Time Box"

  • Reuniões mais objetivas;

  • Clara noção de sua velocidade e entrega de trabalho;

  • Um time Scrum mais comprometido com o projeto;

  • Ritmo constante de trabalho, com uma velocidade conhecida;

  • Cumprimento do prazo;

  • Não há espaço para a procrastinação;

  • Valorização do tempo e motivação de todos os profissionais do time Scrum.

Para entender mais sobre o Scrum leia os nossos textos sobre o tema aqui no site.


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

26 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube