Tudo sobre o Product Backlog

Atualizado: 13 de jan.

O ponto central do SCRUM é a criação do Product Backlog, é nele que o projeto começa. Por isso, hoje vamos entender tudo sobre o Product Backlog.


Tudo sobre o Product Backlog

E para começar a entender o Product Backlog, vamos primeiro entender o que ele é.


Product Backlog: lista de funcionalidades desejadas de um produto.



No Product Backlog deve constar todos os requisitos esperados no projeto, e todos devem estar descritos de forma detalhada.


No modelo tradicional de gestão de projetos é preciso fechar o escopo para poder começar a executar. Essa é uma ideia totalmente diferente da ideia do Scrum. Pois no Scrum, entende-se que o início do projeto não é o momento ideal para definir o escopo; isso porque no início dos trabalhos não se conhece o suficiente do projeto.


Então, no Scrum, no início do projeto, o Product Backlog não necessita estar com todos os requisitos completos.


Funciona basicamente assim: o projeto avança, e à medida que ele avança o Product Backlog cresce e muda.



Tudo sobre o Product Backlog: Estruturando um


As estórias são utilizadas para estruturar o Product Backlog. Nas estórias estão a descrição detalhada dos requisitos de cada solicitação a ser implementada.


É durante o Sprint Planning, o PO prioriza os itens do Product Backlog repassa para o Time. Depois de receber a definição dos itens o Time precisa determinar quais itens será capaz de completar durante a Sprint que está por começar.


Os itens definidos pelo Time são transferidos do Product Backlog para o Sprint Backlog, e a partir dai acontece a quebra de cada item do Product Backlog em uma ou mais tarefas do Sprint Backlog.


Ainda falando tudo sobre o Product Backlog, podemos falar sobre o Backlog Deep.



Backlog Deep


Deep é um acrônimo para: Detalhado, Estimado, Emergente e Priorizado, sendo essas as características que o Product Owner deve buscar sempre em seu Backlog.

  • Detalhado: Quer dizer que o Backlog deve ter os detalhes suficientes para garantir clareza em sua execução;

  • Emergente: Quer dizer que o Backlog evolui conforme o Product Owner vai aprendendo sobre o produto e o mercado vai dando o Feedback;

  • Estimado: Quer dizer que todo item, quando chega a um nível de detalhamento suficiente deve ter uma estimativa de esforço;

  • Priorizado: Quer dizer sobre a ordem em que os elementos estão dispostos no Backlog. Os itens mais importantes no topo.


E aí, gostou de saber mais sobre tudo sobre o Product Backlog, Estórias e Backlog Deep?


Para saber mais sobre esse e outros temas da Gestão Ágil de Projetos, me siga nas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos aqui do site.


Instagram: @brunafonseca.pro

LinkedIn: Bruna Fonseca


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

37 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube