top of page

Tudo sobre o Framework Scrum

Atualizado: 13 de jan. de 2022

O Scrum é um Framework por meio do qual é possível lidar com problemas complexos, entregando ao final um produto criativo e de alto valor. E para você entender melhor o tudo sobre o Framework Scrum preparei esse artigo.


O Framework Scrum acontece com a participação do cliente, e com entregas frequentes, e atualmente é utilizado por mais de 50% dos desenvolvedores de produtos.


Tudo sobre o Framework Scrum

Poucas pessoas sabem, mas o Framework Scrum pode (ou não) acontecer com a ajuda de uma metodologia de controle de tarefas. Mas, Isso dependerá da escolha do time e/ou do time ágil e a formação do time está dentro do tema: tudo sobre o Framework Scrum


Apesar de haver muito conteúdo na internet, existem muitas pessoas falando sobre o tema Framework Scrum de forma errada. E por isso existe muita dificuldade na implementação dos projetos, o que é inadmissível já que estamos falando de agilidade. Por isso hoje reuni aqui tudo sobre o Framework Scrum.


E para começar, algo que quero muito esclarecer, é sobre o uso do termo "metodologias ágeis", é que: O Scrum não é uma metodologia, e sim um Framework .



Mas, para entender um pouco mais sobre o assunto, agilidade é preciso entender o Manifesto Ágil. Por isso te convido a ler o artigo Manifesto Ágil: Os 12 princípios publicado aqui no site.


Tudo sobre o Framework Scrum: os diferenciais


O Scrum tem algumas características marcantes, e uma delas é o empirismo. O empirismo permite que hipóteses surjam e possam ser desenvolvidas, ou melhor, testadas. E uma outra característica marcante é a de que o Scrum permite fazer ajustes apropriados.


Ao falarmos de características do Scrum, também podemos ressaltar seu dinamismo, que permite que outros frameworks (que façam sentido para o contexto) sejam incorporados ao desenvolvimento.


E já que estamos falando do Scrum e seus diferenciais, deixo como sugestão para complementar o seu conhecimento sobre Scrum, os artigos postados aqui no blog:



Voltando a falar sobre o Framework Scrum, chegou a hora de entendermos qual é o papel dele e quando aplicar. Vamos lá?



Qual o papel do Framework Scrum e quando aplicar?


1. O Framework Scrum deve ser utilizado para organizar o time durante os problemas e obstáculos do processo de desenvolvimento do produto.

2. O Framework Scrum também deve orientar o processo para ir de encontro ao objetivo traçado para a entrega do produto ideal. Por isso, o Framework Scrum é utilizado em todo o mundo.


E para fechar o assunto tendo falado tudo sobre o Framework Scrum, Vale dizer que o Scrum é o “framework ágil” mais conhecido.


Informação importante!

O relatório State of Agile, realizado anualmente, aponta que mais de 60% das equipes de software usam Framework Scrum.

Dito isso, quero falar sobre uma curiosidade do Scrum, que gosto bastante:


  • O Scrum não é utilizado apenas nas áreas de TI. É possível encontrar o uso do Framework Scrum em outros setores, como, por exemplo, os setores de RH, Contábil, Financeiro e entre as equipes de marketing. Muito legal, não é mesmo?


Chegamos ao fim deste artigo, mas aqui no site você encontra muitos outros, inclusive quero te relembrar sobre a leitura do artigo: Manifesto Ágil: Os 12 princípios. Vai te ajudar muito!



158 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page