10 dias úteis de um PO: Tudo sobre a Rotina de um Product Owner

Como é a rotina de um Product Owner? Você sabe quais são os 10 desafios da sua rotina? É sobre isso que nós vamos falar nesse artigo: tudo sobre a Rotina de um Product Owner.


Rotina de um Product Owner


Temos falado muito sobre o Product Owner, ultimamente, você notou? Isso porque o ágil está em alta e estão surgindo muitas vagas para esse papel no mercado; por isso, quanto mais soubermos sobre ele, melhor.


Sendo assim, se você está interessado em saber mais sobre o papel do Product Owner, indico os artigos a seguir:


Agora vamos ao assunto de hoje:


Tudo sobre a rotina de um Product Owner


Para falar sobre os 10 desafios da rotina de um Product Owner, precisamos abordar atividades essenciais que não podem faltar no dia a dia desse profissional.



Vejamos:


Os 10 desafios do PO: o que não pode faltar na rotina de um Product Owner


Vamos começar dizendo que essa rotina pode ser muito caótica se não tiver um bom planejamento. O que nos leva ao primeiro dos 10 desafios de um Product Owner, que é:


  1. Planejar a semana: Como mencionado, o planejamento é indispensável na rotina de um Product Owner. Aliás, é correto dizer que planejar a semana é a prioridade desse papel no Scrum, porque se as coisas podem dar errado tendo um planejamento, imagina sem ele… Melhor não imaginar, né?! Apenas com o planejamento é possível ter mais produtividade e entregar melhores resultados, então, Product Owner, coloque na sua lista de planejamento o tópico: tirar um tempo para fazer a preparação e estruturação do Product Backlog, tá?!

  2. Fazer análise dos números indicadores do usuário Para fazer isso você vai precisar colocar no seu cronograma a necessidade de tirar um "tempinho" para analisar todos os painéis, bem como para fazer análise das dash, dos feedback, e entender todas as performances envolvidas nesse contexto. Vamos ao terceiro desafio:

  3. Estar presente para o time Estar presente para o time é um dos maiores desafios de um Product Owner. Isso porque dar todo o suporte é parte do papel do Product Owner. E vale dizer que essa não é exatamente uma missão fácil, então se programe para isso também. Lembrando que é necessário e fundamental estar atento/presente nas cerimônias e se fazer participativo. Okay?

  4. Fazer a atualização de informações importantes Sim, faz parte da rotina do Product Owner fazer atualização de documentos importantes. Isso é: já coloca aí no seu cronograma que será preciso fazer a atualização de informações, como, por exemplo, acessos, regras de negócio, relatórios, e outros mais.

  5. Atualizar a si próprio Éeeh, meu amigo Product Owner, no seu papel não basta apenas atualizar informações. É importante que você também se atualize sobre o que está acontecendo na empresa/cliente e no projeto inteiro. Isso porque o que acontece ao redor (no time ou fora dele), pode afetar a estratégia e isso não é bom. Assim, coloque no seu cronograma: ‘tirar uns minutinhos para se atualizar’.

  6. Conectar-se com os Stakeholders e Parceiros de negócio É parte da rotina do Product Owner estar perto dos parceiros de negócios, se atualizando e informando sobre mudanças, feedback, e todos os detalhes necessários. Fique atento a isso!

  7. Estudar e se atualizar Estudar e se atualizar é importantíssimo para qualquer profissional, mas no caso do Product Owner, não é só um adendo ao currículo. Fazer isso é requisito do papel e deve fazer parte da rotina. Então, escreva aí em sétimo lugar na sua lista dos 10 desafios do Product Owner: assistir palestras, fazer cursos, pesquisas, leituras de artigos e até mesmo a redação de artigos também, porque não? Caminhando para o final do artigo, temos ainda 3 desafios:

  8. Fazer a validação e coleta de feedback É muito importante, para que as entregas sejam valiosas, que se faça a validação dos incrementos do produto que são entregues. E para isso é fundamental pegar feedbacks. Então, já sabe né? Inclua isso no seu planejamento.

  9. Escrever e Priorizar as User stories Esse nono tópico não pode faltar de jeito nenhum, até porque, sem as user stories, não tem desenvolvimento de projeto, não tem validação de produto e muito menos o décimo tópico, que são as entregas. E vale ressaltar aqui, que as User Stories precisam estar detalhadas, contendo critérios de aceite e regras de negócio, além é claro, de estarem priorizadas. Nem preciso dizer que essa é uma prioridade altíssima, certo?

  10. Tempo livre para os seus entregáveis Entre outras coisas, o Product Owner precisa entregar resultados. Para isso, se programe sempre deixando um tempo livre para isso. Okay? Resumindo, quando falamos dos 10 dias úteis, ou de uma SPRINT de 2 semanas de um Product Owner, estamos falando de muitos desafios, e de uma rotina que começa no planejamento e só termina na entrega. Sendo assim, sempre que você, Product Owner, ingressar em um novo projeto, deve manter essa lista dos 10 desafios do Product Owner em mente. Ou, para simplificar sua vida, não precisa decorar, pode apenas salvar esse artigo entre os seus favoritos e consultar quando for preciso.


É isso. Obrigado por ler até aqui e espero ter sido útil.


E se, você precisa aprender, se aprofundar ou até de ajuda na execução, deixo alguns links abaixo para você:

Até!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

141 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube