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3 aprendizados que todo PO deveria saber

A função do Product Owner se originou no Scrum, e tem o objetivo de ocupar um papel entre a estratégia do produto e seu desenvolvimento.


Está interessado em se tornar um Product Owner mais eficiente? Então vem comigo, que nesse texto eu vou contar 3 aprendizados que todo PO deve saber.



Mas antes...


Um panorama do papel do PO


Além de ser o responsável por todo o backlog do produto, ele precisa ter uma perspectiva do business, e uma visão mais ampla, incluindo o roadmap, orçamento, plano de negócios, estratégias de monetização, etc... Idealmente, o Product Owner também é um dos responsáveis pela lucratividade do produto final.


Por isso, o Product Owner é o principal decisor durante o processo de desenvolvimento, e suas decisões afetam cada Sprint.


Seu objetivo principal é criar um produto de alta qualidade, que entregue funcionalidade de valor para seu usuário final, e responda às suas necessidades.


O PO também precisa atender os interesses de todos os stakeholders envolvidos no processo.


Percebeu que as responsabilidades são muito grandes? Afinal, ele funciona como interface entre vários atores de diferentes áreas. É justamente por isso que o PO precisa ter um conjunto bem diverso de Skills. ]


Então, eu queria compartilhar aqui com vocês os 3 aprendizados que todo PO deveria saber.


1) Antecipar as necessidades do usuário


Eu sempre gosto de falar que, como Product Owner, você não é apenas um administrador do backlog do produto, recebendo as demandas dos stakeholders e adicionando-as na fila de desenvolvimento. Você precisa fazer mais do que somente processar as informações.


Você precisa descobrir aquela necessidade latente que o seu usuário nem sabe ainda que tem, e então divergir com as demandas internas.


Eu escrevi um texto no meu blog que fala um pouco sobre o fator UAU, um conceito que aborda essa tentativa de maravilhar o seu cliente/usuário.


2) Storytelling


Product Owners que conseguem entregar resultado vão além da mecânica de simplesmente destrinchar uma história de usuário dentro do backlog do produto e enviá-lo para os desenvolvedores.


Como Product Owner, sua missão é pensar em como transformar essa história em uma feature de produto que entregue valor do ponto de vista do usuário.


Vamos pensar num exemplo hipotético?

Suponha que uma história do usuário no seu backlog para uma plataforma de transporte de aplicativos seja fornecer recibo para os usuários via e-mail.

O PO precisa entender tão a fundo seu usuário, a ponto de pensar e identificar cenários mais completos. Por exemplo:


Talvez o usuário seja uma pessoa ocupada a caminho do aeroporto, e precisa criar um relatório de despesas no Excel usando esse recibo. Se for esse o caso, você precisa pensar em informações adicionais que também seriam necessárias nesse recibo, como o método de pagamento que foi utilizado, o formato do documento (PDF por exemplo), o local de partida e destino, a distancia viajada, etc.


Percebe como o Storytelling te ajuda a identificar os critérios de aceite e até novas histórias.


3) Resolução de conflitos


Eu costumo dizer pros meus alunos que, antes de todos os atributos e responsabilidades que cabem a um Product Owner, antes de qualquer descrição do Scrum Guide, o PO precisa ser um solucionador de conflitos.


Justamente por funcionar como uma interface, seu trabalho vai girar em torno de solucionar conflitos, seja entre os stakeholders e os desenvolvedores, seja entre o usuário e a visão do produto. Se você não é um bom mediador, você esta no game errado.


Na área de desenvolvimento de produtos, você esta lidando com um ambiente cheio de situações conflituosas. Você vai ter que mediar grupos lutando por recursos e atenção. Você vai precisar usar diplomacia, mas saiba que geralmente vai precisar atravessar conflitos para conseguir resultados.


Tenha sabedoria e inteligência emocional para realizar negociações e engajar sempre que necessário.


E ai? Gostaram do conteúdo?


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