top of page

Azure DevOps: Tudo o que você precisa saber

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Esse é o terceiro artigo da nossa série sobre ferramentas de gestão ágil, e nele vamos falar sobre Azure DevOps. Bora lá?!


O Azure DevOps é um pacote de tecnologias da Microsoft, sendo ideal para desenvolvedores, focado em três pontos:

  1. Planejamento;

  2. Colaboração;

  3. Entregas.



O que é o pacote Azure DevOps?


Trata-se de um conjunto de boas práticas de engenharia de Software, que visa unificar desenvolvimento (dev) e operação (ops). O objetivo é aumentar a integração entre equipes e a produtividade.


Esse pacote de serviços da Microsoft, o Azure DevOps, chegou para proporcionar melhorias nos processos de automação e monitoramento de todas as fases da construção de um Software.


E por que é importante saber mais sobre essa ferramenta? Para começar, esse pacote de serviços pode auxiliar no gerenciamento de novas versões de sistemas, e, também, pode ser usado para padronizar o ambiente de desenvolvimento, além de possibilitar umaprodução de aplicações e serviços mais rápida e segura. Além disso, o Azure DevOps é uma ferramenta de gestão ágil cada vez mais usada no Brasil e está se consolidando nas maiores empresas pelo mundo.


O objetivo dessa e de outras ferramentas de gestão ágil é: criar ciclos de desenvolvimento cada vez menores.



O pacote Azure DevOps


A Microsoft está focando cada vez mais na integração com soluções como Slack, Docker, Github, entre outras Development Tools. E entre os principais serviços da Azure DevOps estão:


  • Azure Boards;

  • Azure Pipelines;

  • Azure Repos;

  • Azure Test Plans;

  • Azure Artifacts.

O Azure Boards é uma ferramenta de planejamento ágil que permite monitorar o trabalho de equipes usando o Scrum. Essa ferramenta também permite a visualização por listas de pendências e ferramentas. Vale dizer que o Azure Boards disponibiliza relatórios.

O Azure Pipelines permite a integração e a entrega contínua para qualquer plataforma. O Azure Pipelines é apropriado para compilação, testes e implantação em qualquer linguagem.


Já o Azure Repos é um repositório particular de hospedagem Git, é gratuito e sem limites.

Além do Azure Repos, tem também o Azure Test Plans que simplifica os testes (manuais e exploratórios). O Azure Test Plans também torna possível testar aplicativos na Web ou na área de trabalho, a fim de descobrir possíveis defeitos em diferentes ambientes.


O pacote Azure DevOps da Microsoft ainda conta com o Azure Artifacts que nada mais é que um repositório de pacotes universal (de fontes públicas e privadas) para compartilhamento NuGet, Maven, npm e Python. E não importa o tamanho da sua equipe, o Azure Artifacts possibilitará o compartilhamento de código com eficiência.


Dito isso, se você se interessar pelo tema e quiser saber como aplicar o Scrum e as ferramentas e gestão ágil para transformar sua carreira, aumentar o valor de mercado da sua empresa e ser um profissional que entrega resultados de alto valor e performance, acesse Scrum Training e saiba mais sobre esse Framework que é tendência mundial.

Vou ficando por aqui, mas, recomendo a leitura dos dois artigos anteriores aqui do blog. Não se esqueça disso!



Te espero no último artigo da série. Vamos falar sobre Trello. Bye!


1.192 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page