top of page

Definition of Done (DoD) e Critérios de Aceite. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Durante as minhas consultorias e treinamentos in company, tenho o costume de anotar as dificuldades das pessoas com relação a agilidade, para depois produzir conteúdos que possam ajudar outras pessoas que porventura tenham a mesma dúvida. E uma das dificuldades que percebi com mais recorrência tem haver com a compreensão da diferença entre o Definition of Done (DoD) e Critérios de aceite.

Afinal, será que existe diferença entre eles? Se existe, qual seria?

Para falar disso, precisaremos nos aprofundar um pouco mais e compreender melhor sobre cada um deles: critérios de aceite e o DoD. Bora?

Qual é a Diferença entre Critérios de Aceite e o DoD?


A diferença entre eles pode ser percebida já nos conceitos de cada um. E para ficar mais claro, trarei aqui os conceitos de um jeito mais didático, usado sempre nas minhas explicações e aulas.



Aliás, vale dizer que você pode encontrar vários outros termos e conceitos da agilidade, explicados de maneira mais didática, no meu e-book, Scrum de A a Z. Se você não conhece esse trabalho, clica e vem conhecer.


Seguindo…


Sobre as diferenças entre Critérios de Aceite e DoD, vejamos o conceito cada um:


  • Critérios de Aceite: fazem parte da composição de uma User Story, normalmente representados em forma de lista de itens de negócio. Eles apresentam formas de usar as funcionalidades implementadas na estória do usuário, possibilitando descobrir se a User Story foi implementada conforme o que o PO (Product Owner) solicitou.

  • DOD: Definition of Done ou Definição de Pronto, é a classificação de um estágio do produto, visando ajudar o time a listar os itens necessários para que a tarefa seja dada como concluída.



Entendendo os Critérios de Aceite


São chamados assim, porque somente através deles será possível descobrir se a User Story foi implementada conforme a solicitação do PO (Product Owner). Tudo que estiver nos critérios de aceite está ligado ao desenvolvimento da funcionalidade específica.


Ou seja, é aquilo que deve ser validado, mensurado ou medido antes da finalização. E por incluir as especificações mensuráveis necessárias para que a tarefa possa ser considerada concluída da forma como foi encomendada.


Entendendo o DoD


Antes de começar a explicar sobre o DoD, vale dizer que ele caiu na última atualização do SCRUM GUIDE 2020, porém como contínua sendo muito utilizado, vale muito a pena falarmos e entendermos sobre ele.


Como eu disse acima, o DoD, que é o “done” ou “pronto”, é uma etapa que ajuda o time a identificar requisitos, e tem como finalidade classificar a estória do usuário como concluída. Para ficar mais claro, poderíamos listar alguns itens como: se tem testes unitários ou automatizados, se foi homologado pelo time, se tem evidência anexa dos testes, se tem documentação técnica e etc. Lembrando que esse “check-list” de DoD deve ser definido pelo time e em consenso.


Ou seja, receber a classificação DoD significa que a estória do usuário foi finalizada, testada e já está realmente pronta. Esta etapa também envolve o time e o PO, e em algumas situações a contribuição de um arquiteto.




Conclusão: A Diferença entre Critérios de Aceite e o DoD


Falando de forma mais resumida, podemos dizer que os critérios de aceite são exclusivos e específicos para cada item do Backlog do produto.

o DoD é aplicado as atividades realizadas pelo time de forma unificada a todos os itens do Backlog do Produto antes que eles possam ser considerados parte de um Incremento.

Lembrando que no caso dos critérios de aceite, cada item tem seu “checklist” específico para ele estar finalizado, já no caso do DoD, há apenas um “checklist” de saída da Sprint em cima de todos os itens.

E aí, conseguiu entender qual é a diferença entre Critérios de Aceite e DoD (Definition of Done)?

Existem outros termos e conceitos que te confundem e você gostaria que eu te explicasse? Deixa aqui nos comentário e aproveita para ler:


63 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page