User Story: Entendendo o conceito de DOD no Scrum

Atualizado: 10 de mai.

No artigo anterior, nós falamos sobre o conceito de DOR no Scrum e o quanto entender sua definição é importante para nós, já que ela pode nos ajudar no refinamento de cada item Backlog.


O conceito de DOD no Scrum

No artigo de hoje nós vamos entender o conceito de DOD no Scrum, para fecharmos essa parte de escrita completa de User Story. E para entendermos o conceito de DOD, hoje vamos descobrir como o DOD pode nos ajudar a definir a conclusão de uma funcionalidade e a declará-la pronto.



Entendendo o conceito de DOD no Scrum


Para começar vamos entender o que DOD quer dizer.

  • DOD = Definition of Done.

  • Tradução literal: Definição de pronto.

  • Conceito do DOD: ajudar o time a listar os itens necessários para que a tarefa seja dada como concluída.

Dito isso, preciso dizer também, que por causa da singularidade de cada projeto, não existe uma definição item fixo no DOD. De forma que o Time deve seguir todas as etapas do projeto (as que foram traçadas durante a User Story).


O único ponto incomum no desenvolvimento de todos os produtos e/ou projetos, é que cada Time deve desenvolver o produto considerando, sempre, as definições da User Story:

  • Os desafios do produto;

  • As plataformas tecnológicas utilizadas;

  • As necessidades dos usuários.

Um fato sobre esse assunto, e que também precisamos considerar, é que a definição desses pontos que falamos acima, acontece antes mesmo de ser iniciado o desenvolvimento do produto.


Lembrando que se for necessário rever a definição de pronto, isso deve ser feito no evento de planejamento da Sprint.


Resumindo o conceito de DOD no Scrum

Na prática, no dia a dia do desenvolvimento de um produto, a DOD, é como a DOR. Isso porque, assim como no DOR, ela tem como estratégia montar uma lista para verificar as etapas do desenvolvimento. E assim como na DOR, na DOD a tarefa só pode ser considerada concluída, quando ela atender aos requisitos especificados nesta lista.


Requisitos que fazem parte da DOD:

  • Integrações com Application Programming Interface (API)

  • Homologado pelo time;

  • Testes unitários e automatizados;

  • Evidência dos testes;

  • Documentação técnica.


Chegamos ao final do nosso artigo, e espero que tenha ficado bem didático o conteúdo.


O meu objetivo nesses últimos artigos foi mostrar para você, que o entendimento dos critérios de aceite, Regras de negócio, DOR e DOD é fundamental para o desenvolvimento de uma User Story.


Como profissional que já atua a muitos anos na área, ouso dizer que entender o conceito de DOR e DOD no Scrum é chave no desenvolvimento ágil de produtos; e que para ter um resultado bem-sucedido, todo o Time Ágil deve estar alinhado com esses conceitos.


Encerro esse artigo te convidado para fazer a leitura dos artigos relacionados ao assunto de construção de User Story, já publicados aqui no site.

Nos vemos no próximo artigo. Até!


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